quinta-feira, setembro 25, 2008

A traição do tempo







A “traição de altos responsáveis do partido e do Estado” é um dos motivos apontados para a “derrota” do socialismo na União Soviética de acordo com as Teses ao XVIII Congresso do PCP que hoje são divulgadas com o jornal partidário “Avante!”.
...
O socialismo, alternativa necessária e possível pode ler-se, na página 15: “Perante os complexos problemas que se manifestaram na construção do socialismo na URSS, assim como noutros países do Leste da Europa, o PCP expressou compreensão e solidariedade para com os esforços e orientações que proclamavam visar a sua superação, alertando simultaneamente para o desenvolvimento de forças anti-socialistas e para a escalada de ingerências imperialistas, confiando em que existiam forças capazes de defender o poder e as conquistas dos trabalhadores e promover a necessária renovação socialista da sociedade.
Mas certas medidas tomadas agravaram os problemas ao ponto de provocar uma crise geral. O abandono de posições de classe e de uma estreita ligação com os trabalhadores, a claudicação diante das pressões e chantagens do imperialismo, a penetração em profundidade da ideologia social-democrata, a rejeição do heróico património histórico dos comunistas, a traição de altos responsáveis do partido e do Estado, desorientaram e desarmaram os comunistas e as massas para a defesa do socialismo, possibilitando o rápido desenvolvimento e triunfo da contra-revolução com a reconstituição do capitalismo”.
PÚBLICO, 25.09.2008

Quando em 1990 me insurgi, no XIII Congresso do PCP, contra a pobreza das explicações encontradas pelas Teses para explicar a "derrota do socialismo no Leste da Europa" nunca me passou pela cabeça que, passados 18 anos, a mesma fórmula continuasse a ser repetida.
Assim, sem compreender profundamente o que aconteceu e porque aconteceu, nunca mais se fará o luto por uma experiência que devemos superar.

4 comentários:

PJNS disse...

Va la, ja passaram 18 anos, e hoje estamos pior que em 1991. Claro que foi uma traicao do Gorbachov e outros cabecilhas que nunca la deviam ter posto pes. As razoes ha muitas mas .....cada cabeca sua sentenca, nao e?

Anónimo disse...

-As razões para a queda dos regimes socialistas são várias e foram já devidamente esclarecidas pelo PCP e outras organizações socialistas intencionais. Houve TRAIÇÃO? claro houve!... E esta começou quando os comunistas Soviéticos permitiram que se afastassem os trabalhadores da construção do socialismo. Foi o primeiro grande passo para o fracasso, só se construí uma nova sociedade com participação dos Povos, vigilância revolucionaria dos construtores para se correr a tempo com certos ratos filhos da puta que só eram comunistas porque havia a URSS!
-Mas aqui estavam feitos. como se pode ver! -Após a queda do colosso, ahahahah..no Partido Comunista Português, partido construído pelos trabalhadores portugueses com forte educação Marxista/Leninista, Os traidores vem tentaram só que não tiveram ou não lhes foi dada grande chance com infelizmente ocorreu por essa Europa fora. Aqui Havia e HÁ um Partido ligado ao Povo, um partido Comunista Marxista-Leninista um partido educado na luta contra o capitalismo um partido Revolucionário...por muito que doía a muita gente e hoje até doí bem fundo.
-Um partido, pronto, para a luta revolucionária. Um partido na Ofensiva Ideológica contra o neoliberalismo fasciszante.
Viva o XVIIIº Congresso.
VIVA O PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS.

Anónimo disse...

POIS QUE VIVA, what else ?

Anónimo disse...

Se calhar, a razão pela qual a explicação é a mesma....é porque é a verdadeira. Uma coisa é certa, enquanto Gorbachev seguia a receita de Andropov a coisa funcionava bem, para a época. Quando deixou de a seguir, a coisa deu para o torto.