segunda-feira, outubro 06, 2008

O outro lado da crise

.
.
O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, assegurou que o sistema financeiro chinês está "são e salvo" perante a crise bancária internacional, já que, na sua opinião, as entidades chinesas melhoraram sua força, rentabilidade e gestão de riscos.
Wen, citado pela agência oficial de notícias Xinhua, fez estas declarações durante uma visita de dois dias à região autônoma de Guangxi, no sudoeste do país.
O primeiro-ministro destacou que a China reagiu "ativa e apropriadamente" perante a deterioração da crise americana por causa das hipotecas "subprime", e o país asiático se esforçou em melhorar as políticas de controle macroeconômico.
"Como resultado, a economia do país manteve seu momento de rápido desenvolvimento", disse Wen, embora os economistas opinem que o crescimento da economia este ano no país asiático se desacelerará ligeiramente.
A economia chinesa é suficientemente forte para resistir ao impacto da crise financeira mundial e, até mesmo, poderia ajudar o mundo a sair dela, afirmou o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao, em declarações divulgadas pela agência oficial Nova China.
"Nossos fundamentos econômicos não mudaram, e a economia se move na direção que esperávamos", afirmou Wen.
"A força de nossas instituições financeiras tem aumentado em geral, aumentamos nossa capacidade de fazer dinheiro e suportar o risco. A liquidez do mercado é grande e o sistema financeiro estável e seguro", acrescentou.
"Isto nos ajudará a resistir a qualquer impacto externo negativo. Temos plena confiança no desenvolvimento da economia", disse Wen Jiabao.
"Se um grande país de 1,3 bilhão de pessoas pode manter um crescimento econômico estável e relativamente rápido, isto é uma grande contribuição para o mundo", concluiu.
(recolhido em vária imprensa brasileira)

Sem comentários: