domingo, outubro 12, 2008

DocLisboa

.




O VI Festival de Cinema Documental 2008, o DocLisboa decorre de 16 a 26 de Outubro nos cinemas Londres e São Jorge, onde poderá ver 175 filmes.
A sexta edição tem a China como país convidado e é o mais extenso de sempre com 175 filmes "estimulantes, provocadores, perturbantes", segundo um dos programadores do festival, Sérgio Tréfaut.

"Temos uma das lendas vivas do documentário, Frederik Wiseman, que vem a Lisboa comentar os seus 11 filmes que nós escolhemos e isso é um dos luxos que poucos festivais internacionais têm", acrescentou.

"Temos uma programação chinesa que interroga a China com um olhar muito especial e que não é um programa institucional, antes pelo contrário. Se alguém quiser compreender o que é a resistência na China tem isso nos nossos filmes", destacou o programador.Em Lisboa estarão quatro cinestas chineses convidados, entre os quais Zhang Yuan e Huang Wen-Hai.

Uma excelente oportunidade para quem queira aprender mais sobre a realidade chinesa actual, para ultrapassar os clichés reinantes entre nós.

.

Sem comentários: