terça-feira, outubro 07, 2008

Islândia à beira da bancarrota

.
.



"A Islândia pode ser, dentro de alguns dias, uma ilha na bancarrota, alertou o primeiro-ministro do governo de Reykjavik, que avisou os islandeses para se prepararem para o pior, já que «muita gente vai perder dinheiro».
A Islândia enfrenta uma crise financeira maior do que a existente nos Estados Unidos, devido ao endividamento excessivo à banca e ao crédito mal parado de proporções gigantescas, que levaram o terceiro maior banco do país, o Glitnir, a ser nacionalizado na semana passada, depois de ter declarado falência técnica.
Apesar da garantia estatal sobre os depósitos, instalou-se o pânico junto dos investidores e depositantes, que ameaça levar agora à falência os outros bancos, até ao momento em situação sólida.
Num discurso à nação, esta segunda-feira, o primeiro-ministro islandês admitiu que toda a banca pode entrar em colapso e alertou a população para se preparar para o pior.
Geir Haarde frisou que o desmoronamento da banca levaria ao colapso total da economia e à falência do próprio estado islandês, daí ter apelado à calma dos islandeses. Caso se mantenha o nervosismo, o país pode ser, dentro de alguns dias, uma ilha na bancarrota, alertou.
Numa tentativa de acalmar os islandeses, o governo e a oposição aprovaram um plano de emergência que suspende os bancos islandeses na bolsa de valores de Reykjavik, passando o Estado a controlar todas as decisões centrais do sector bancário.

A Rússia vai conceder um empréstimo de 4 mil milhões de euros ao Banco Central da Islândia, país que está, neste momento, à beira da bancarrota.
A Islândia, com uma população de apenas 313 mil habitantes, é um dos países mais ricos do mundo, mas também se tem revelado muito vulnerável à crise global na medida em que o sector financeiro representa uma enorme fatia na economia islandesa."

TSF

Afinal os bancos derreteram mais depressa do que os glaciares.
.

Sem comentários: