terça-feira, maio 06, 2008

1961

.



O primeiro grande acontecimento do ano ocorre a 12 de Abril: o cosmonauta soviético Yuri Gagarine torna-se o primeiro homem no Espaço.
Na luta pela «conquista do Cosmos», os norte-americanos respondem, a 5 de Maio, lançando Alan Shepard como piloto da sua primeira nave tripulada.

Em Janeiro, as Nações Unidas tinham intervindo directamente na guerra civil congolesa. As suas tropas lutam contra as forças que apoiavam Patrice Lumumba.

A 17 de Abril aborta a invasão da Baía dos Porcos. Fidel Castro faz um dos seus discursos mais inflamados mas o conflito cubano acaba por provocar o «entendimento» Kennedy-Kruschev: desaparece o termo «guerra fria», nasce a «coexistência pacifica», desmentida, porém, a 19 de Novembro quando as autoridades alemãs orientais iniciam a construção do muro de Berlim.

A 11 de Dezembro Kennedy envia 400 helicópteros para o Vietnam: aqui começava a mais longa intervenção militar de um país noutro país.

No dia seguinte um tribunal israelita condena à morte o nazi Adolph Eichmann por crimes de guerra.

Rudolf Nureyev decide ficar no "Ocidente" pedindo a protecção da polícia em Le Bourget.

1961 foi, também, um «ano quente» em Portugal. Logo em Janeiro, Henrique Galvão apodera-se do paquete «Santa Maria» e põe o «mundo a olhar para nós». Em Dezembro, a União Indiana invade Goa, Damão e Dio e, em Fevereiro, no dia 4, um assalto às prisões de Luanda marca o inicio da luta armada nas colónias portuguesas. Salazar diz: «se hà alguma palavra que justifique a minha responsabilização no cargo de Ministro da Defesa, essa palavra é - Angola».

Para distrair o povo o Benfica ganha a Taça dos Campeões Europeus e nasce o Totobola.

O filme «Julgamento de Nuremberga» é um dos títulos do ano, ombreando com «La Dolce Vita», com «Os Canhões de Navarone» e com o musical «West Síde Story».

No top norte-americano não há ninguém, durante o ano de 1961, que consiga «meter» dois discos nos «dez mais». Bert Kaempfert («Wonderland By Night»), Shirelles («Will You Love Me Tomorrow?»), Chubby Checker («Pony Time»), El-vis Presley («Surrender»), Del Shannon («Runaway»), Ricky Nelson («Travelin'Man»), Pat Boone («Moody River») e Ray Charles («Hit the Road Jack») são alguns dos nomes que permanecem durante mais semanas no top dos Estados Unidos.

Elvis Presley, um norte-americano, domina as listas inglesas e, ao longo do ano, quatro dos seus singles surgem no top oficial londrino: «Are You Lonesome Tonight ?», «Wooden Heart», «Surrender» e «His Latest Flame». Os Everly Brothers («Walk Right Back» e «Temptation») e Helen Shapiro («You Don't Know» e «Walkin Back To Happiness») também conseguem aparecer com mais de um tema no top inglês dominado, ainda, pela música norte-americana.

_______________________

Vietname e Cuba vão, durante longos anos, constituir uma paixão dos jovens portugueses e minar a imagem dos EUA para sempre. O muro de Berlim tem o mesmo efeito sobre a URSS.

As razões desta cronologia estão explicadas aqui.

2 comentários:

Jorge Nascimento Fernandes disse...

Penso que as tropas da ONU não guerrearam com as de Patrice Lumumba. Penso até que a intenção que foi apregoada era protegê-lo. Simplesmente protegeram-no tão bem que o deixaram matar.
Por outro lado, não podemos deixar de falar nesse ano: primeiro, da invasão pela UPA do Norte de Angola, a causa verdadeira do começo da Guerra Colonial. Depois a tentativa de Golpe de Estado do Botelho Moniz e em seguida, o contra-golpe de Salazar, sendo aí que ele assume a pasta da defesa e proclama “para Angola em força”.
Quanto ao conflito cubano ter acabado por provocar o «entendimento» Kennedy-Kruschev, penso que isso se verificou com a crise dos mísseis que tu relatas no ano a seguir. A invasão da Baía dos Porcos foi o contrário disso.
Em relação à substituição do termo guerra-fria por “coexistência pacífica” é muito duvidoso que a imprensa ocidental falasse nesses termos. O termo “coexistência pacífica”, que já vinha do XX Congresso do PCUS, em 1956, é próprio da terminologia que os comunistas utilizaram nessa altura, e que alguns ideólogos de serviço foram buscar a Lenine.

F. Penim Redondo disse...

Ok, ficam registadas as precisões.