terça-feira, maio 06, 2008

1963

.
Um ano de mortes: João XXIII, Edith Piaf, Jean Cocteau, John Kennedy; mil jugoslavos em consequência do tremor de terra que destroi a cidade de Skopje.
Um ano de mortes que começa, em Inglaterra com o «escândalo Profumo» um dos mais sensacionais da história britânica. Cai governo e tudo...

Logo a 22 de Janeiro Charles de Gaule e Konrad Adenauer firmam o Tratado Franco-Germânico.

A 21 de Março é encerrada a célebre prisão de Alcatraz e a 5 de Abril os líderes americano e soviético utilizam pela primeira vez o telefone directo («telefone vermelho» ou «linha quente») entre o Kremlin e a Casa Branca.

A 3 de Junho morre o Papa João XXIII. Tinha 81 anos e, depois da encíclica Pacem in Terris, a Igreja Católica não voltou a ser a mesma.

A sua mensagem de paz e de fraternidade como que é seguida, nos Estados Unidos por Martin Luther King: no dia 28 de Agosto faz o seu célebre discurso «I Have a Dream» depois de ter liderado uma marcha silenciosa sobre Washington na qual participaram mais de 250 mil pessoas. Os negros norte-americanos lutavam pela defesa dos seus direitos. Pacificamente.

A 22 de Novembro esta luta sofre um duro golpe com o assassinato do presidente Kennedy em Dallas, no Texas. A França perde dois expoentes da sua cultura, Edith Piaf e Jean Cocteau e é assinado um acordo internacional proibindo a realização de experiências nucleares à superfície. França e República Popular da China recusam-se a assiná-lo.
A 12 de Dezembro nasce mais um pais africano: o Quénia.

Em Portugal surge "O Tempo e o Modo" e Paulo Rocha filma "Verdes Anos".

O regime sofre inúmeros contratempos na sua política colonial. A OUA reconhece o governo angolano da FNLA no exílio. Tomás visita Angola. O PAIGC inicia os combates na Guiné. Henrique Galvão discursa na ONU.

«Tom Jones», «O Cardeal» e «Cleópatra» (inicio do longo «romance» entre Elizabeth Taylor e Richard Burton) são os filmes mais populares do ano. Mas os filmes que farão história são "O Leopardo" de Visconti e "Oito e Meio" de Fellini.

Este foi o verdadeiro primeiro ano dos Beatles. «From Me To You», «She Loves You» e «I Want To Hold Your Hand» são os três singles que os quatro de Liverpool colocam entre os «10 mais», em Inglaterra. Os Gerry and the Pacemakars, rivalizam com os Beatles e três dos seus títulos também entram no top em 1963: «How Do You Do it», «I Like It» e «You'll Never Walk Alone».

O top britânico é, finalmente, dominado pelos ingleses com destaque, nomeadamente, para Cliff Richard («The Next Time» e «Summer Holiday»), Shadows («Dance On» e «Foot Tapper») e Searchers («Sweets For My Sweet»).
Elvis Presley continua a vender em Inglaterra («Devil in Disguise») e, nos Estados Unidos surge, pela primeira vez, entre os mais populares um certo Stevie Wonder («Fingertips Part Two»).

_________________________

O cinema deste período, especialmente o italiano, teve um impacto enorme na transformação cultural e política dos jovens.

As razões desta cronologia estão explicadas aqui.

Sem comentários: