quarta-feira, maio 07, 2008

1967

.

O símbolo da revolução armada, Ernesto «Che» Guevara, um argenti­no que contribuirá poderosamente para a vitória da Revolução Cubana, morre na Bolívia a 7 de Outubro. O seu corpo desaparece e há quem di­ga que foi semeado. A intenção era a de não transformar o seu túmulo no centro de romagem, mas a sua imagem é difundida e comercializa­da em todo o mundo: posters, t-shirts, postais, livros, discos, tudo serve para «vender» aquela cara simpática ornamentada por uma boina basca onde brilha uma estre­la de cinco pontas.
A história de «Che» Guevara che­ga, também, à banda-desenhada.
As «histórias aos quadradinhos» tor­nam-se vedetas, as de Astérix e dos seus amigos as maiores de todas.

Em Outubro dezenas de milhares de jovens cercam o Pentágono, em manifestação contra a guerra do Vietname. O edifício fica envolto em fumo e gás lacrimogénio e são presas centenas de manifestantes.

Mas este é ainda, um ano de guerra. A dos 6 dias, iniciada em 5 de Junho, constitui a mais fulminante vitória israelita sobre os ára­bes. O Médio Oriente está a ferro e fogo e é, também a ferro e fogo que se encontra o Vietnam, a Nigéria, o Congo. Em Abril, na Grécia, os coronéis tomam o poder.

A 2 de Dezembro, num hospital da Cidade do Cabo, na Áfri­ca do Sul: Christian Barnard realiza a primeira transplantação cardíaca. O paciente vive com o novo coração durante 18 dias.

Paulo VI vem a Portugal (para se «limpar» perante Salazar da audiência que concedeu aos líderes dos movimen­tos de libertação Agostinho Neto, Amilcar Cabral e Eduardo Mondlane).
É o ano em que a LUAR assalta o Banco de Portugal na Figueira, o ano dos "ballets roses" e das cheias em Lisboa que matam centenas de pessoas.
«Baladas e Canções» do Zeca Afonso e «O Canto e as Armas» de Manuel Alegre.

«Bonnie And Clyde», «The Graduate («A Primeira Noite»), «Adivi­nhe Quem Vem Jantar», «No Calor da Noite» e, especialmente, «Um Homem e Uma Mulher» dominam as tabelas dos filmes «mais vistos». Bergman filma «Persona».

Nos Estados Unidos a expres­são da revolta surge na «soul music», Otis Redding à cabeça do movimento. É, no entanto, Aretha Franklín quem alcança o n.° 1 do top americano ( com «Respect», de Otis Redding) dominado por «I’m A Believer», dos Monkees (seis sema­nas na liderança). Os Rolling Stones regressam aos primeiros lugares («Ruby Tuesday» nos Estados Uni­dos) e os Beatles continuam à fren­te nos dois lados do Atlântico: «Penny Lane», «All You Need Is Love» e «Héllo Goodbye» são primei­ros lugares na América, os dois últi­mos temas alcançam idêntica posi­ção em Inglaterra.

__________________________


Guevara e Zeca são os nomes-chave deste ano. A força dos protestos contra a guerra do Vietname também.

As razões desta cronologia estão explicadas aqui.

Sem comentários: