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Esquisso de Karl-Ernst HerrmannFabio Biondi apresentou ontem um maravilhoso Idomeneo, em versão de concerto, no Grande Auditório da Gulbenkian. Mozart compôs em 1781 esta ópera sobre a história do rei de Creta que, durante uma tempestade, promete a Neptuno sacrificar a primeira pessoa que encontrar no caso de se salvar do naufrágio. Acontece que encontra o seu próprio filho que deixara ainda criança quando partira para a guerra de Tróia.
Moral da história: nunca se deve fazer negócios com as divindades.
No fim da ópera Neptuno mostra clemência e tudo se salda pela renuncia de Idomeneu, substituído no trono por seu filho Idamante.
Os músicos da Europa Galante tocaram divinalmente e os cantores (Ian Bostridge, Emma Bell, Kate Royal, Benjamin Hulett e Christine Rice) bastante equilibrados e com belíssimas vozes, arrancaram uma enorme ovação.
Finalmente, o horário do espectáculo foi excelente para dietas de emagrecimento; começou às 19 e acabou depois das 22, substituindo-se assim a um potencial jantar.
Mas valeu a pena.
2 comentários:
Por acaso, não foi um concerto que me "encheu as medidas"... acho que Europa Galante é muito melhor em repertório barroco. E os agudos da Emma Bell foram, na minha opinião, insuportáveis.
Cumprimentos, Moura Aveirense
Felizmente o gosto pela música não é uma ciência exacta. Por isso a Moura Aveirense tem uma opinião tão respeitavel como a minha.
Obrigado por acrescentar uma perspectiva diferente.
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