terça-feira, maio 27, 2008

Assaltar ou possuir uma gasolineira ?

No Água Lisa pode ler-se um texto de João Tunes que explica:

Para segurança energética nacional, prevenindo uma calamidade em que o petróleo momentaneamente “desapareça” do mercado, há muitas décadas que o Estado português, como a maioria dos Estados, impõe à aprovisionadora e refinadora nacional (Galp) um stock de segurança que permita haver refinação e abastecimento do mercado nacional mesmo que durante alguns meses o país se veja privado da capacidade de se abastecer de petróleo bruto. São quantidades enormes que a Galp é obrigada a aprovisionar em permanência (o que nada tem a ver com uma gestão de stocks caso a companhia não tivesse o constrangimento imposto) e cujo custo de imobilização é enorme. Como a reposição de stocks é automaticamente obrigatória para manter o stock de segurança, se saem 100 toneladas para refinar, têm de entrar 100 toneladas para armazenar. Assim, em conta corrente, a companhia refinadora está sempre a comprar a preços do momento pelo menos a quantidade de produto que está a ser comercializada. E, em termos práticos, podendo estar a refinar produtos a “preços anteriores” (e inferiores), em custo de matéria-prima nas contas globais, é como se cada partida que sai para os postos de abastecimento tivesse sido refinado com o petróleo do “último preço” (pois o que se escoa do stock em refinados é compensado imediatamente no stock de matéria-prima com crude ao preço do momento).

Ou eu estou completamente baralhado ou isto é uma falcatrua. Como os preços estão sempre a subir cada lote é sempre vendido como se tivesse custado muito mais caro do que custou na realidade.
Porque não vendem cada lote de acordo com o custo que teve ou, na pior das hipoteses, ao preço médio do stock em cada momento ?

Parafraseando Brecht: qual é a diferença entre assaltar uma gasolineira e possuir uma gasolineira ?

Sem comentários: