sexta-feira, agosto 08, 2008

Entram de costas para fingir que vão a sair

.

O Governo português faz-se representar nos Jogos Olímpicos apenas por um ministro e um secretário de Estado. Pedro Silva Pereira, ministro da Presidência (tutela a área do Desporto) já se encontra em Pequim, onde assistirá à cerimónia de abertura.
...
O Presidente da República e o primeiro-ministro primarão pela ausência. Um ausência concertada entre ambos. Acompanharão o desenvolver das competições pela televisão, visto que estão de férias.
...
Contactado pelo PÚBLICO, o assessor de Cavaco Silva lembrou que a não deslocação à China por parte do Presidente da República já havia sido comunicada há algum tempo", e que, na altura, foram invocadas "questões de agenda" do chefe de Estado. Fernando Lima confirmou também que Cavaco Silva continua a gozar o seu período de férias e que estará amanhã à noite no Algarve, onde vai assistir ao espectáculo musical "Jesus Cristo Superstar", do encenador Filipe La Féria.
...
A comunidade lusófona far-se-à representar por metade dos seus chefes de Estado. Irão a Pequim os Presidente do Brasil (Lula da Silva), de Angola (José Eduardo dos Santos), Moçambique (Armando Guebuza) e de Timor-Leste (José Ramos-Horta).
...
José Eduardo dos Santos e Armando Guebuza irão a Pequim poucas semanas depois de terem recusado vir a Lisboa, para participar na VII cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, cuja presidência foi assumida pela diplomacia portuguesa.

DN e Público de 08.08.2008

.
.


.
.
.
.
.
.

Não é fácil detectar o interesse do Estado português nestas "faltas injustificadas" dos nossos dirigentes em Pequim. Depois de terem recebido Mugabe e visitado Kadafi, se queriam realizar algum patético protesto contra a China deviam ao menos ter a coragem de o assumir.
.


Sem comentários: