sábado, agosto 23, 2008

Comments Off

.



Mais um blogue, "A Terceira Noite", fechou ao público as suas caixas de comentários. Junta-se a outros como "Esquerda.net", "Causa Nossa" ou "Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos".
É uma moda intolerante que, na sua forma moderada, se limita a sujeitar os comentários à aprovação do dono do blogue. Tenho dificuldade em perceber como podem estas práticas conviver, nas mesmas pessoas, com a defesa do direito de resposta ou a recusa da censura prévia, ressalvando embora as proporções.
Blogues que constantemente se batem pela abertura e diversidade parecem incapazes de lidar com o "contraditório". Penso que isto radica numa perversão em curso na blogoesfera em que a discordância quanto às opiniões deu lugar à repugnância pelos interlocutores. Um processo surpreendentemente parecido com o das caricaturas de Maomé.

A certo ponto ocorreu-me retaliar deixando de ler os blogues que não permitem comentários mas não vou fazê-lo pois isso seria uma outra forma de intolerância.

7 comentários:

Anónimo disse...

Como tem os comentários abertos - e ainda bem - devo dizer ao Fernando Penim Redondo que não sabe da missa metade. Mais de metade essa que eu não revelo por uma questão de educação. Portanto não sabe do que está a falar. E como não sabe, o melhor é ficar calado. Desculpe a sinceridade.

Anónimo disse...

Por lapso meu anterior comentário seguiu sem identificação. Aqui vai ela.

Fernando Vasconcelos disse...

Fica esquisito comentar isto aqui, na presença do autor do blog de que se comenta a supressão de comentários...
É claro que o Rui Bebiano tem todo o direito de suprimir a possibilidade de comentar. É claro também para mim que acha que tem excelentes razões para o fazer. Eu comentava esse blog ocasionalmente. Não me sinto de forma nenhuma agredido pela decisão do Rui. É um direito que lhe assiste. Concordo com ele? Bem acho que não tenho nem de concordar nem de discordar. Optaria por essa solução no meu blog ? Não, nunca. No meu caso são moderados e irão continuar assim. Mas lá está, é uma decisão pessoal que não creio ser fruto de intolerância ou de soberba. Pelo menos no caso do Rui Bebiano tenho a certeza por aquilo que leio dele que não é esse o caso. Se me perguntarem: Estão esses blogs a perder alguma coisa por suprimirem a possibilidade de comentar? Estão. Mas tal como na vida temos sempre de perder umas coisas para ganhar outras.

Anónimo disse...

Extraordinário o comentário de rui bebiano, mais uma vez o homem se abespinha, "o melhor é ficar calado", ditou.

"Não sabe do que está a falar", ele, e só ele é que sabe...

Aquilo é que é uma cabeça!

F. Penim Redondo disse...

Até prova em contrário continuo a pensar o problema está no facciosismo e intolerância que se instalou em muitos blogues. Eu próprio já senti os efeitos da intolerância para com opiniões que saiem de certos padrões.

Ao contrário do que o Rui Bebiano parece pensar eu já vi muita coisa, administro um forum desde 2002. Isto para não falar em experiências anteriores de quem lida com redes de computadores desde muito antes de haver internet.

Fico surpreendido com o "por que no te callas ?" mas não me ofendo nem me calo.

No hard feelings...

F. Penim Redondo disse...

Esqueci-me de dizer que no forum referido foram feitas até ao momento muito mais de 20.000 intervenções.

Ao longo dos seu seis anos eliminei muitas centenas de intervenções quando eram ultrapassados os mínimos de educação e respeito mútuo. Ou então quando constituíam claras tentativas de inviabilizar o funcionamento do forum. Assumi sem problemas essa decisão e essa responsabilidade como me competia.

Anónimo disse...

Naturalmente que partilho, sem reservas, o direito já atrás expresso por outros, a todo o bloger poder optar por manter aberta ou fechada a caixa de comentários dos respectivos blogs.

Contudo gostaria de referir que, no meu entender, a opção pela caixa de comentários fechada representa sempre um acto de auto-mutilação, na medida em que reduz o alcance do blog: pela razão que, num número significativo de situações, os comentários são pelo menos tão interesntes quanto os posts. Havendo mesmo casos em que são mais interessantes os primeiros do que os segundos.

Por mim, sou leitor tanto dos posts como dos comentários.

nelson anjos