sábado, dezembro 13, 2008

Invenções

.

WASHINGTON (Reuters) - A China acelerou muito seus pedidos de novas patentes e ultrapassará o Japão, o atual líder mundial em número de novas patentes, por volta de 2012, de acordo com relatório divulgado na quarta-feira pela Thomson Reuters Scientific.
O relatório constatou que a China está se afastando da agricultura e da manufatura tradicionais e se concentrando mais na inovação, em áreas como a engenharia química.
"A China deve dominar o cenário no que tange a patentes, em 2012... e se tornar a maior inovadora do mundo", afirmou Bob Stembridge, porta-voz da Thomson Scientific, uma das divisões de pesquisa do grupo Thomson Reuters.
"As invenções vêm crescendo na China em ritmo mais rápido do que em qualquer outra parte do mundo. Esse processo vem sendo propelido por incentivos governamentais", disse Stembridge em entrevista por telefone.
Os incentivos incluem bonificações equivalentes a um ano de salário concedidas a inventores que recebam novas patentes, disse Eve Zhou, a consultora que escreveu o relatório.
"Na China, 16 por cento das patentes provêm do mundo acadêmico", disse Zhou. Isso se compara a quatro por cento nos Estados Unidos e um por cento no Japão. (ler o resto do artigo)
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois é. A ver se as pessoas de cá do Ocidente vêem o que se está a passar na China, isto é, no Mundo. Presos a estereótipos não entendem que a actual "depressão económica" em formação, além doutras coisas é um sinal potente de passagem de comando das operações no Mundo. Isto como observação para além do que é Bem e do que é Mal... porque se se envereda por aí, e também é necessário, queria antes dizer, porque se se envereda sempre e só por aí, por muito relevante que seja o debate sobre os valores e a Moral, arriscamo-nos a perder a compreensão do que de mais substancial se está a passar na nossa época. Apostilha - "La Chinafrique", um livro recentemente publicado pela Grasset, a não perder, porque a África já não é mesmo a do Ébano de Kapuscinski... FSilva

F. Penim Redondo disse...

Caro FSilva,

É por achar que as pessoas andam bastante distraídas e só se lembram da China quando há JO ou se fala do Dalai Lama, que eu vou publicando estas coisas...