quarta-feira, dezembro 03, 2008

Uma esquerda de guichet

.

"Incomodado com o fórum sobre serviços públicos e democracia que volta a juntar diversas esquerdas a 14 de Dezembro, o secretário geral do PS acusou a oposição de esquerda de dividir os socialistas em bons e maus, "sendo os maus aqueles que estão em cada momento na direcção do partido". As declarações foram proferidas este sábado na Comissão Nacional do PS.
Para as correntes de esquerda "os maus são sempre aqueles que estão na direcção do PS", declarou Sócrates, citado por um dos presentes na reunião da Comissão Nacional do PS, de acordo com a Agência Lusa.


Segundo o semanário Sol, o Fórum das Esquerdas - que junta Manuel Alegre, Carvalho da Silva, Francisco Louçã, entre muitos outros - está a causar celeuma na direcção do Partido Socialista, dado que "pode criar uma dinâmica de alternativa ao Partido Socialista".

O Fórum sobre democracia e serviços públicos realiza-se a 14 de Dezembro na Cidade Universitária e pretende debater políticas alternativas para a educação, os direitos do trabalho, a saúde e as cidades. " ESQUERDA.NET


Penso que a irritação fingida de Sócrates tem outra explicação. Sendo o referido Forum dedicado aos "Serviços Públicos" Sócrates percebe que se estão apenas a imiscuir na organização e administração interna das repartições, e das verbas atribuídas a cada ministério.
Com isso pode ele bem.

Ora o papel das oposições não é esse mas sim o de criar alternativas de governo, se não mesmo de regime. É verdade que hoje a maioria dos militantes sindicais e políticos são funcionários públicos em vez de operários mas devíamos evitar converter-nos numa esquerda de guichet.

Jerónimo bem clama por uma "definição" e por uma "ruptura" mas, neste particular, não creio que possa reivindicar grandes louros.
.

Sem comentários: