terça-feira, março 23, 2010

Boas notícias sobre as cidades



O Fórum Urbano Mundial foi estabelecido pelas Nações Unidas para analisar um dos problemas mais urgentes que o mundo enfrenta hoje: a rápida urbanização e seu impacto nas comunidades, cidades, economias, mudanças climáticas e políticas.

O tema do FUM5 é “O Direito à Cidade: Unindo o Urbano Dividido” e decorre entre 22 e 26 de Março de 2010, nos armazéns da zona portuária do Rio de Janeiro.
Na abertura que ocorreu ontem o UN-HABITAT, United Nations Human Settlements Programme, divulgou um relatório com dados interessantes sobre as cidades que os brasileiros, como anfitriões, têm estado a comentar intensamente.

Em todo o mundo, o relatório estima que 227 milhões de pessoas deixaram de viver em assentamentos precários entre 2001 e 2010.
A redução na proporção de moradores de assentamentos precários no Brasil é atribuída a políticas que "aumentaram a renda dos pobres urbanos", à redução do crescimento populacional e a programas de urbanização, entre outros.

Segundo o relatório, a desigualdade nas cidades brasileiras é "muito alta", no mesmo patamar de centros urbanos de países como Colômbia, Argentina, Etiópia e Zimbábue.
Pequim surge no Relatório como a cidade com menor desigualdade segundo o coeficiente de Gini.




____________________________________________________

Desigualdade nas Cidades
______________________________________________



Cidade..........Coeficiente de Gini


Pequim
..........0,22
Hanói ..........0,39
Amã ..........0,39
Caracas ..........0,39
Washington ..........0,537
Brasília ..........0,6
____________________________________________________________

.

Sem comentários: