domingo, janeiro 11, 2009

O Ano do Búfalo


No dia 26 de Janeiro inicia-se um novo ano na tradição chinesa.
O signo do Boi ou do Búfalo (niú) simboliza a prosperidade atingida graças à força de espírito e ao trabalho duro. Vem a calhar neste ano de crise.


PEQUIM - A China está planejando um pacote de ajuda no valor total de 9 bilhões de yuan (US$ 1,32 bilhão) para dar assistência aos mais afetados pela crise econômica global, informou a mídia estatal hoje. Cerca de 74 milhões de pessoas mais afetadas pela desaceleração econômica vão receber um bônus no valor de 100 yuan para aqueles que vivem no campo e de 150 yuan para os moradores de áreas urbanas.
Os pagamentos serão feitos antes do Ano-Novo Lunar no dia 26 de janeiro, disse o ministro de Assuntos Civis, Jiang Li, citado pela mídia chinesa. "O pagamento deste bônus excepcional tem como objetivo melhorar a vida de grupos em desvantagem nas cidades e no campo e ajudar aqueles com baixa renda a terem um feliz Ano-Novo", disse o ministro.
Em dezembro, o governo chinês decidiu mover o limite anual de renda familiar que caracteriza aqueles vivem na pobreza de 785 yuan para 1.100 yuan, segundo informou o China Daily. Como resultado, 43,2 milhões de pessoas agora são consideradas como oficialmente pobres, ao invés dos 14,8 milhões sob o limite anterior. A renda líquida anual média para os trabalhadores rurais em 2007 foi de 4.140 yuan, contra 24.932 yuan nas cidades.
As autoridades chinesas estão preocupadas com a possibilidade de a desaceleração econômica levar a um aumento na miséria em certas categorias da população, tais como trabalhadores migrantes dispensados pelas fábricas falidas no sul e leste da China. O governo também quer evitar um aumento no mal-estar social.

Estadão.com.br, 10.01.2009

.

2 comentários:

Anónimo disse...

O oliveira e costa fartou-se de trabalhar assim como os madoffs deste mundo inteiro.Concerteza q trabalhar neste sistema não é a a forma de enriquecer.Mas,é o senso comum,não é?

F. Penim Redondo disse...

Tá bem, mas isso vem a propósito de quê ?