sábado, janeiro 24, 2009

Quem manipula quem ?

.



WASHINGTON - Desde seus primeiros dias, a administração de Barack Obama já coloca a China, sua moeda e seu enorme excedente comercial com os Estados Unidos na mira, apesar de Washington reconhecer que precisa de Pequim - seu maior parceiro comercial atualmente - para reativar a economia mundial.

O gigante asiático, actual terceira potência económica, ocupou boa parte do discurso de Timothy Geithner no comité de Finanças do Senado, que ontem aprovou sua nomeação como secretário do Tesouro de Barack Obama.

"O presidente Obama - respaldado pelas conclusões de grande parte dos economistas - acredita que a China manipula sua moeda", declarou Geithner aos senadores, indignados com a suposta subvalorização do iuan, com o objetivo de aumentar artificialmente as exportações.

"O presidente Obama está decidido a recorrer a todas as vias diplomáticas disponíveis para obter uma mudança nas práticas da China em relação a sua moeda", declarou Geithner, acrescentando que "um dólar forte é de interesse nacional" para os EUA.

Eu pensava que tinham sido precisamente os Estados Unidos a manipularem, durante décadas, a seu belo prazer, a sua moeda para efeitos económicos e políticos. Claro que posso estar enganado.

.

2 comentários:

Anónimo disse...

Estão mesmo a precisar de um bode expiatório! Como se o problema principal actual fosse as diferenças nas balanças comerciais, algo marginais, devidas a "manipulações" de taxas de câmbio, em comparação com os problemas de fundos. Para além da observação correcta de quem é que tam manipulado o quê e de quem está a dever a quem. Começam mal neste campo! FSilva

antónio m p disse...

Tem toda a razão, mas no contexto da filosofia política de Obama, isto são trocos. (O que não diminui a oportunidade do seu artigo, entenda-se).