quinta-feira, janeiro 22, 2009

Ainda há

.

Dois homens que terão estado envolvidos na produção e venda do leite contaminado com melamina foram condenados hoje à morte pela justiça chinesa.
Tian Wenhua, a responsável pela empresa de lactícinios, a Sanlu, que esteve no centro do escândalo foi condenada a prisão perpétua. Seis crianças morreram e cerca de 300 mil crianças ficaram doentes nesta crise que abalou o mundo.
...Um dos homens condenados à morte é Zhang Yujin que, entre Outubro de 2007 e Agosto de 2008, terá feito e vendido mais de 600 toneladas de pó que continha melamina. A melamina é usada para disfarçar leite diluído e aumentar artificialmente os níveis de proteínas. O pó foi adquirido por intermediários que fizeram a mistura necessária para disfarçar leite mais fraco e diluído, comprado a agricultores, e que depois foi vendido ao Grupo Sanlu.
Um desses intermediários é o outro homem condenado à morte. O produtor de lacticínios terá revendido 230 toneladas de malte misturado com melamina, para outras firmas, em Shijiazhuang e três outras cidades na província de Hebei.
A sessão do julgamento ainda não terminou. Hoje à tarde será lida a sentença para mais 21 arguidos também implicados neste caso.
Público 22.01.2009

Ainda há neste mundo quem, num prazo razoável, julgue e faça punir a ganância homicida.
.

2 comentários:

Luís Maia disse...

Conheço alguns países onde para já se nomeava uma comissão de inquérito.10 anos depois resolvia-se o caso com uma multazeca, caso o processo não tivesse sido arquivado entretanto

Anónimo disse...

Ora aqui está uma área - a da justiça - em que seria de toda a utilidade a assinatura de um protocolo de cooperação entre a China e Portugal. A banca portuguesa, por exemplo, iria recuperar a confiança dos clientes num ápice. E de forma muito menos onerosa para os contribuintes do que aquela que Sócrates e Teixeira dos Santos encontraram. Para já não falar dos casos Casa Pia e de outros menos conhecidos.

nelson anjos