terça-feira, março 31, 2009

Núbios

.




A minoria núbia do Egipto viu as suas terras invadidas pelas águas quando foi construída a grande barragem em Assuão. Os que não partiram e se misturaram vivem actualmente em meia-dúzia de aldeias construídas para o efeito.
Visitei recentemente uma delas e pude constatar que, pelo menos aparentemente, a sua vida agora depende quase totalmente da venda de produtos aos turistas.

Apesar da beleza dos rostos e dos trajes, da alegria das cores, há muita artificialidade nas suas vidas. Ou então sou eu que estou equivocado.

Quem é quem ?

.


Estou cheio de curiosidade acerca desta reunião do G20, na quinta-feira. Há quem compare esta reunião com um evento do mesmo tipo, que teve lugar em 1933, e que foi um fracasso. Criou condições para o rearmamento e para os fascismos e o nazismo.
Vai ser um grande teste para Obama e para a sua real abertura a um novo equilíbrio mundial.
Veja aqui como estão a viver a crise os países participantes.
.

segunda-feira, março 30, 2009

Os deveres de um adulto moderno

.



Dizem que todos os dias devemos comer uma maçã por causa do ferro e uma banana por causa do potássio. Também devemos comer uma laranja por causa da vitamina C e uma chávena de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.Todos os dias devemos beber dois litros de água (sim, e depois uriná-los, o que requer o dobro do tempo que perdemos para os beber).Todos os dias devemos comer um Actimel ou um iogurte por causa dos "L. Casei Immunitas", que ninguém sabe muito bem o que raio é, porém parece que se não engoles pelo menos um milhão e meio destas bactérias todos os dias, começas a ver desfocado.
Todos os dias devemos tomar uma aspirina para prevenir os enfartes e um copo de vinho tinto, também para prevenir os enfartes. E um outro copo de vinho branco porque faz bem ao sistema nervoso. E um de cerveja que já não me recordo para que é. Se os bebes todos juntos podes ter uma hemorragia cerebral mas não te preocupes porque nem te vais dar conta.
Todos os dias devemos comer alimentos ricos em fibras. Muitas, muitas fibras... até que consigas defecar um camisolão de lã.
Devemos fazer entre 4 a 6 refeições por dia, ligeiras, sem esquecer de mastigar 100 vezes cada bocadinho de comida. Fazendo as contas, só no comer lá se vão 5 horas. Ah!, e depois de cada refeição é preciso lavar os dentes, ou seja: depois do Actimel e das fibras lava os dentes, depois da maçã lava os dentes, depois da banana lava os dentes... e por aí afora se ainda te sobrarem dentes na boca, sem esquecer de usar o fio dental, massajar as gengivas e bochechar com um elixir oral.
É melhor fazer obras, ampliar a casa de banho e meter um leitor de CD's, porque vais passar muitas horas lá dentro.É necessário dormir 8 horas e trabalhar outras 8, mais as 5 necessárias para comer, tudo isto dá 21 horas. Sobram-te 3 e reza para que não haja trânsito. De acordo com as estatísticas, vemos televisão 3 horas por dia... Pois é, mas não se pode, porque todos os dias devemos fazer uma caminhada de pelo menos meia hora (por experiência própria: depois de 15 minutos volta para trás, senão a meia hora torna-se uma).
É preciso saber conservar as amizades porque estas são como as plantas, devemos regá-las todos os dias. E até quando vais de férias, suponho. Além disso, temos de nos manter informados e ler pelo menos 2 jornais e um par de artigos de revistas, para desenvolver uma consciência crítica.Ah!, devemos ter relações sexuais todos os dias, mas sem cair na rotina: é preciso ser inovador, criativo e renovar a sedução. Para tudo isto é preciso tempo. E sem falar do sexo tântrico (a propósito, relembro que é preciso lavar os dentes depois de se comer qualquer coisa). Devemos também arranjar tempo para limpar a casa, lavar a louça, a roupa e já nem digo nada se tivermos animais de estimação ou... FILHOS!!
Em suma, para abreviar, as contas dão 29 horas por dia. A única hipótese que me ocorre é fazer várias coisas ao mesmo tempo. Porexemplo: tomas banho com água fria e com a boca aberta, assim bebes os 2 litros de água. Enquanto sais do banho com a escova de dentes na boca, fazes amor (tântrico) com o teu/tua companheiro(a), que no entretanto vê televisão e te conta as notícias, enquanto aproveitas para limpar a casa.Ainda te sobra uma mão livre? Telefona aos teus amigo! E aos teus pais! Bebe o vinho (depois de telefonar aos teus pais, vais precisar). O Actimel com a maçã é o teu/tua companheiro(a) que to pode meter na boca, enquanto ele(a) come a banana com as fibras e amanhã trocam. E ainda bem que já somos crescidos, senão ainda deveríamos tomar um suplemento extra de cálcio todos os dias. Uuuuf!
Se ainda te sobrarem 2 minutos, envia esta mensagem aos teus amigos (que devemos regar como as plantas) e fá-lo enquanto comes uma colherada de um qualquer suplemento de Magnésio, que faz mesmo muito bem.
Agora deixo-te, porque entre o iogurte, a maçã, a cerveja, o primeiro litro de água e a terceira refeição do dia com a dose diária de fibras, já não sei que raio estou a fazer neste momento, mas sinto que tenho de ir urgentemente sentar-me na sanita. Assim até aproveito para lavar os dentes!
Uma saudação especial para os homens e mulheres modernos !
Desconheço a autoria desta pérola que recebi por email
.

quinta-feira, março 26, 2009

Obras faraónicas

.




Abu Simbel é realmente magnificente apesar do senão de se tratar de uma reconstrução, também ela espantosa, 90 metros acima do local original.
Ramsés 2 tem aqui um belo trabalho de autopromoção.
Fiquei espantado por verificar que até na face de Nefertari, um dos seis colossos da entrada, como em quase todos os monumentos, existem inscrições feitas por energúmenos do século dezanove.

Mas o espanto não se fica por aqui. Aos pés dos templos estende-se um verdadeiro mar que foi criado pela barragem de Assuão. É bom lembrar que estamos em zona desértica a mais de 300 quilómetros da barragem.
A barragem foi feita com uma quantidade de pedras suficiente para fazer 17 pirâmides, segundo me disseram.
As obras faraónicas continuam portanto.

.

quarta-feira, março 25, 2009

As surpresas do Nilo


Estou a navegar no Nilo, entre Kom Ombo e Assuão.
O rio é uma verdadeira autoestrada de ferries, são às dúzias. Algo que eu nunca tinha imaginado.
Neste momento não tenho condições para falar mais sobre o Nilo, fica para depois.
Amanhã vou a Abu Simbel.
.

terça-feira, março 24, 2009

Vale dos Reis

.



Hoje arranjei maneira de trabalhar a partir do meu laptop em vez do computador do barco. Voltei portanto a poder usar imagens recolhidas por mim e a dispor dos caracteres todos.
Foi o dia do Vale dos Reis, um sítio que nos esmaga. Lá fiz a via sacra das tumbas, só algumas claro, e continuei a interrogar-me: como foi possível tal sofisticação mil anos antes de Péricles ?
Foi um martírio, embora compreenda, a proibição de fotografar.

Depois segui para o maravilhoso, e negligenciado, templo de Medinat Habu que ilustro com fotografias.

.

segunda-feira, março 23, 2009

A Maldicao dos Faraos

.

Estou a escrever a bordo de um barco de cruzeiro atracado em Luxor. Por isso a imagem que ilustra este post nao foi recolhida por mim e o texto vai certamente apresentar problemas por falta de caracteres.

Dito isto deixem que me declare maravilhado com Karnak. Grandiosidade, sofisticacao e antiguidade constituem um excelente cocktail.

Confesso que nunca me canso de admirar, e fotografar, os baixos relevos e pinturas dos antigos egipcios.

Dembulei depois por Luxor, fumei umas cachimbadas com cha' de menta e acabei por ser reenviado para o meu refugio flutuante por uma tempestade de areia que se abateu ao fim do dia.

A areia que comi, em querer, soube-me a maldicao dos faraos (o guia insiste em convercer-nos, como se fossemos mentecaptos, de que tal maldicao nao existe).

Amanha zarparemos Nilo acima.
.

domingo, março 22, 2009

A ditadura dos lugares comuns

.

Hoje visitei as pirâmides. Trata-se de um local imponente mas assombrado pela sua própria reputação.

O observador não consegue ter a certeza sobre o que está a ver. São mesmo as pirâmides ou apenas mais uma das suas milhentas representações ?

Disseram-me que são visitadas por oito milhões de pessoas todos os anos. Essas pessoas produzem certamente qualquer coisa como cem milhões de "novas imagens" das pirâmides todos os anos.

Como se não fosse suficientemente assustador este número o nosso guia insistia em nos recomendar os locais específicos de onde podíamos obter mais uma imagem "como vem nos livros".

Até um militar de metralhadora às costas insistiu em me ensinar a inclinar a câmara de forma a parecer que o fotografado está a pegar na pirâmide de Keops com a ponta dos dedos.

É a ditadura dos lugares comuns.

.

sábado, março 21, 2009

O Cairo à primeira vista

.



As três imagens apresentadas foram todas obtidas da varanda do meu quarto, junto ao Nilo, no centro do Cairo.

Cheguei há bocado mas já percebi que é uma cidade imensa e com uma vitalidade transbordante. Assustadora e apaixonante.

Um relacionamento para lenta e longa maturação.

.

sexta-feira, março 20, 2009

Mar Morto

.

Quando o Sol se pôs sobre o Mar Morto já eu estava recuperado do meu erro. Contra todas as recomendações para só nadar de costas, dada a enorme salinidade, resolvi experimentar meter a cabeça na água e fui castigado um um ardor intenso nos olhos e na boca. Posso garantir que é mesmo muito desagradável.

Na margem oposta consegue-se avistar as torres de Jerusalem. Milhares de famílias jordanas fazem piqueniques neste local já que hoje é sexta-feira, um domingo para eles. Abrigam-se em arbustos com folhas que estão longe de ser pródigas e assam borrego em fogueiras.

Amanhã voo para o Cairo.


.

quinta-feira, março 19, 2009

Wadi Rum

.


Hoje assisti ao pôr do Sol no deserto de Wadi Rum. Um lugar maravilhoso.

.

quarta-feira, março 18, 2009

Petra, a deslumbrante

.


Petra, na Jordânia, é daqueles lugares que temos que visitar pelo menos uma vez na vida.
Os nabateus, povo mal conhecido que nunca foi um actor histórico de primeiro plano, contruiram uma cidade onde só se acedia por um estreito e profundo desfiladeiro de rocha.
A natureza exuberante e o engenho humano tornaram o local, para sempre, numa das maravilhas do mundo. Uma beleza que comove.
Passei lá o dia de hoje. Excedeu largamente as minhas expectativas.

.

terça-feira, março 17, 2009

De Amã para Petra

.


Amã acordou com um Sol esplendoroso. O incrível casario que envolve a velha acrópole resplandecia.
Partimos para Petra (de onde estou a escrever) via Madaba e Monte Nebo. Neste último, dizem, Moisés olhou a Terra Prometida e bateu as botas.
Lá em baixo o Jordão e o Mar Morto num horizonte árido.
Junto duas figuras humanas que me tocaram por motivos diferentes (penso que é óbvio).



Uma mulher polícia que torna amena qualquer captura.
.

segunda-feira, março 16, 2009

Jerash

.

Hoje visitei as espectaculares ruínas greco-romanas de Jerash, a norte de Amã na Jordânia. São as maiores e mais interessantes que conheço com excepção de Pompeia, claro.Aqui ficam duas imagens que recolhi para abrir o vosso apetite.

É uma pena que ontem, na fronteira, às duas da manhã, tenha tido que estar uma hora numa bicha para pagar os dez euros da "portagem". Acabei por me deitar às 4 e levantar às 7. Estou um bocadinho mareado.

Hoje quando acordei e liguei a televisão pensei que estava a delirar. A primeira coisa que vi foi o Ângelo Correia a "falar" árabe. Afinal era apenas a televisão local em reportagem de Lisboa sobre a visita dos reis da Jordânia a Portugal.

Amanhã parto para Petra.


.

domingo, março 15, 2009

A China e o Cobrador do Fraque

.

Pela primeira vez, o primeiro-ministro chinês confessou estar preocupado com o desempenho da economia norte-americana. Wen Jiabao espera que os EUA "cumpram a sua palavra e os seus compromissos, preservando a segurança dos ativos chineses". A China é o maior credor dos EUA e ainda não pôs oficialmente de parte a meta de 8% de crescimento económico em 2009.
Da Casa Branca, a resposta surgiu pouco depois, pela voz do assessor económico do presidente Barack Obama. "Existe um compromisso que o presidente deixou bem claro, de que precisamos ser zelosos guardiães do dinheiro que investimos", disse Lawrence Summers, em resposta às preocupações do governo chinês.

(Ler o resto no Esquerda.net)

Como será um Cobrador do Fraque Internacional ? Uma agência da ONU ?
.

sábado, março 14, 2009

Museu Virtual da RTP

Entrem com cuidado para não acordar as múmias
.

sexta-feira, março 13, 2009

A realidade nos números

.

O DN teve acesso a dados oficiais que fazem parte do Relatório de Segurança Interna de 2008 e estes confirmam as piores expectativas. No ano passado o crime violento aumentou 10,7% e a criminalidade geral subiu 7,5%. O que significa o maior crescimento dos últimos dez anos em Portugal.
...
O tabu do ministro da Administração Interna, sobre as estatísticas da criminalidade de 2008, está prestes a terminar e Rui Pereira vai ter de reconhecer as piores previsões.
O DN teve acesso a dados do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) e estes confirmam uma subida quer da criminalidade geral quer dos crimes mais violentos e graves. A maior, desde que há registo oficial destes dados, nos últimos dez anos. As forças de segurança registaram um total de 421 037 crimes - mais de 1100 por dia - dos quais 24 313 foram graves e violentos.
Por dia houve, em média, 67 crimes violentos.
DN 13.03.2009


Durante o ano de 2008 discutiu-se muito sobre se havia ou não um avanço da criminalidade.

Aqueles que, como eu, se mostravam alarmados foram acusados de exagero. Agora que os números foram divulgados gostaria de saber o que pensam os culrores do "políticamente correcto".

.

quinta-feira, março 12, 2009

O "Portugal Novo" de Clint Eastwood

.

O último filme de Clint Eastwood, "Gran Torino", remete-nos para os ambientes da urbanização "Portugal Novo" e para as falhas da sociedade actual quando se trata de lidar com a delinquência.

Um velho operário, bastante doente e viúvo de curta data, vê-se perante a agressividade dos gangs que proliferam naquilo que foi o pacato bairro de vivendas do seu passado.Como se não bastassem os efeitos do tempo que, tal como a todos nós, o remetem para um território onde tem cada vez mais dificuldade em reconhecer as suas referências.

O desenvolvimento da história mostra que o problema não são as diferenças étnicas, num país onde quase todos arrastam consigo uma tradição cultural remota. Essas diferenças culturais são, aliás, motivo de dichotes entre amigos sem quebra de afeição.
O problema advém, isso sim, da confusão entre os direitos das minorias étnicas e a tolerância para com o mais puro banditismo.

Um tema da maior actualidade como os jornais mostram todos os dias.
Uma enorme tragédia que talvez seja uma enorme e pungente despedida de Clint Eastwood.
.

Barómetro

.


.
.
SÃO PAULO - O superávit comercial da China caiu 43,5% em fevereiro no confronto com um ano antes, para US$ 4,84 bilhões. As exportações recuaram 25,7% no segundo mês de 2009 ante mesmo período do exercício passado, ficando em US$ 64,9 bilhões, e as importações tiveram queda de 24,1%, para US$ 60,1 bilhões.
Vale notar que a balança comercial chinesa registrou saldo positivo de US$ 39,1 bilhões em janeiro.
Nos dois primeiros meses de 2009, o superávit comercial da China correspondeu a US$ 43,9 bilhões, decorrente de exportações de US$ 155,33 bilhões e importações de US$ 111,44 bilhões.
No comparativo com o bimestre inicial de 2008, as vendas externas recuaram 21,1% e as compras caíram 34,2%. GLOBO 11.03.2009


A parece estar a gerir, com algum sucesso, o superavit comercial através da redução das compras ao exterior. A redução das exportações chinesas constitui um bom "barómetro" da evolução da crise mundial.
.

quarta-feira, março 11, 2009

Nacionalizar empresas é privatizar o país ?

.

.
Na década de 80 do século dezanove o Egipto revelou-se incapaz de pagar as suas dívidas e isso deu à Grã-Bretanha um pretexto para ocupar o país durante cinquenta anos.
Curiosamente hoje é a mesma Grã-Bretanha que, segundo Daniel Finkelstein em "Welcome to the inescapable era of no money" na TIMES Online, está numa situação bastante crítica de endividamento.
Será que ainda vamos assistir a uma "privatzação" dos nossos Estados às mãos dos seus credores ? Quem é que empresta dinheiro aos países para eles nacionalizarem a torto e a direito ? Quem é que cobre todos os anos os tais 10% de diferencial entre a produção e o consumo dos portugueses ?
Há aqui uma zona de sombra que escapa completamente ao cidadão comum, que continua a pensar que o Estado é uma fonte inesgotável de criação de recursos a partir do nada.
Parece-me bastante infantil a alegria daqueles que interpretam as nacionalizações, neste contexto, como um reforço do Estado. Segundo parece os Estados estão tão falidos quanto as empresas que "salvam" mas fingem prosperidade para não nos alarmar.
.

Um campo mais seco ?

.


A editora Campo das Letras continua à espera, mas sem esperança, de um investidor que evite o encerramento da empresa, fundada em 1994 no Porto. Segundo Jorge Araújo, director e detentor de 51 por cento das acções, já foi apresentado, entretanto, um pedido de insolvência.
"Esperamos por um investidor mas de uma forma menos esperançosa. Possivelmente não vamos conseguir", disse ao PÚBLICO.
Sem data para ver resolvido o problema da Campo das Letras, Jorge Araújo afirmou que os tribunais têm, em tempo de crise, inúmeros processos de insolvência nas mãos. Houve, entretanto, um contacto de um potencial investidor, mas não passou de um interesse verbal.
As quebras nas vendas e a falência da Empresa Comércio Livre (ECL), responsável pela distribuição dos livros, agravaram a situação financeira da editora. A ECL deixou dívidas por saldar e, para recuperar a Campo das Letras, seria necessário um milhão de euros.
"Tornámos a nossa situação pública e contactámos algumas pessoas, mas até agora não conseguimos investidores", disse Jorge Araújo.
A editora nortenha tem 1407 títulos no seu catálogo e três milhões de livros produzidos. Representa 536 autores portugueses e 318 estrangeiros, entre os quais os prémios Nobel Elias Canetti ou Pablo Neruda. Cerca de 46 autores são prémios literários, como Maria João Reynaud, que fez a primeira edição na Campo das Letras. Na área infanto-juvenil publicou 344 obras.
No seu site, define-se como uma editora independente que pretende "dar um contributo para a formação do gosto literário e a promoção da leitura, mas intervir de forma activa no campo do pensamento democrático de esquerda".

Público, 11.02.2009

É triste. Ainda espero não ver desaparecer uma organização que realmente promove a cultura em Portugal. Foi na "Campo das Letras" que publiquei. Lá encontrei sempre abertura de espírito.
.

O Texas é cá




Elizabete Silva chegou a casa no sábado à noite – depois de trabalhar o dia inteiro e ter ido visitar o marido internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa – e deparou-se com a porta arrombada. Lá dentro estavam pelo menos quatro mulheres ciganas. "Comodamente instaladas", descrevem vizinhos ao CM.
Apesar de ser branca, Elizabete foi ajudada por várias mulheres africanas a reaver a sua casa. 'A partir daí começaram as ‘bocas’ entre as mulheres. E a violência descambou quando uma africana grávida foi agredida. Os irmãos vieram defendê-la. Os ciganos foram buscar armas e os africanos responderam com pedras.'
Este foi apenas o último episódio de uma convivência involuntária, que começou há cerca de 15 anos. Segundo o CM apurou, o bairro Portugal Novo, ou bairro Azul das Olaias, nasceu em regime de cooperativa de habitação na década de 80. 'Na altura chegámos a pagar oito contos [40 euros] de quota por mês', conta ao CM Leontina Pereira, 72 anos, há 23 no bairro Portugal Novo. 'Depois vieram os problemas. A cooperativa foi à falência e isto ficou entregue à sua sorte. As casas nunca tiveram escritura e, mesmo os que queriam, não sabiam a quem pagar a renda. Os velhos foram morrendo e as casas acabaram ocupadas, muitas com violência.'
'Houve casos em que os filhos dos proprietários queriam ficar com a casa dos pais e foram agredidos e ameaçados de morte. Nunca mais voltaram', acrescenta a testemunha do tiroteio que anteontem pôs a nu a paz podre num bairro que não é de ninguém, mas do qual todos querem ser donos.
Certo é que ninguém sabe quantas pessoas há no bairro – nem o presidente da junta (ver discurso directo) – nem quem são os legítimos donos das casas. E ninguém paga por elas.
Esta situação envergonha um país que se diz civilizado. Não há nenhuma "autoridade" que assuma a correcção desta situação caótica ? António Costa vai, também ele, pactuar com esta impunidade inadmissível ?
.

terça-feira, março 10, 2009

As raízes do Digitalismo

.




Para quem tenha dúvidas sobre as raízes do Digitalismo
.

Muitos Olhares

.

.

segunda-feira, março 09, 2009

Cinquentenário da Barbie em Pequim

.



Um momento de pausa durante a preparação da Assembleia Popular Nacional da República da China, em Pequim, captado pelas objectivas da Associated Press. A capital chinesa recebe durante esta semana e a próxima o encontro legislativo anual. © AP (via SOL)
.

Fora de brincadeiras...

.




.

A China vai aos saldos

.

Pequim, 8 mar (EFE).- Uma segunda delegação chinesa de dirigentes de empresas liderada por funcionários do Ministério de Comércio iniciou este fim de semana uma viagem por quatro países europeus, para buscar oportunidades de investimento e cooperação econômica, informaram fontes oficiais à agência "Xinhua".

A primeira delegação investidora que visitou também Alemanha, Espanha, Suíça e Reino Unido comprometeu aquisições no valor de US$ 10 bilhões, acrescentou a mesma fonte.

Nesta segunda ocasião, a nova delegação explorará oportunidades de investimento nos setores do automóvel, maquinaria, têxtil, alimentação, eletrônica e tecnologias relacionadas com economia de energia e proteção do meio ambiente.

Um funcionário do Ministério disse a "Xinhua" que "a viagem fortalecerá mais a cooperação entre China e Europa e criará um resultado mutuamente beneficente na luta contra a crise econômica global".

Representantes de mais de 20 grandes empresas, várias associações nacionais de comércio e funcionários integram esta segunda delegação aos quatro países europeus. EFE
.

domingo, março 08, 2009

Abre hoje

.



A exposição "Mulheres do Hindustão" abre hoje, Dia Internacional da Mulher.

Eu vou estar por lá, no Museu do Oriente, a partir das 18 horas.



.

sábado, março 07, 2009

Já só falta a pele

.


Bastaram 45 dias na Casa Branca para deixar Barack Obama com cabelos brancos. Duas guerras, no Iraque e no Afeganistão, e o país e o mundo mergulhado num crise financeira como não se via desde os anos 1930 parecem ser preocupações suficientes para envelhecer um presidente de 47 anos. Para o Washington Post a explicação exige que se recue 754 dias até "uma manhã fria de Inverno em Springfield, no Ilinóis", quando um senador "com cara de bebé" anunciou a candidatura à presidência dos Estados Unidos. Pouco então acreditaram que ele conseguisse alcançar o objectivo. E foram necessários meses de intensa luta política, de inúmeros comícios e ainda mais quilómetros pelas estradas dos Estados Unidos para conseguir, primeiro derrotar a senadora Hillary Clinton, clara favorita à nomeação democrata, e depois ganhar ao republicano John McCain, herói do Vietname, com credibilidade reconhecida. "Meus senhores, ouçam-me. Eu próprio estou a ficar com cabelos brancos", exclamou Obama durante um comício de campanha no Ilinóis, antecipando o que iria acontecer. E os fios brancos no seu cabelos surgiram a uma velocidade tal que motivaram inevitáveis especulações sobre a sua origem. Nos blogues americanos multiplicaram-se as suspeitas de que o Presidente estaria a pintar o cabelo para ganhar a "distinção" que cabelo grisalho dá aos homens de meia de idade. Boatos imediatamente desmentidos por Zariff, o barbeiro que durante 16 anos cuidou do cabelo de Obama enquanto este viveu em Chicago. "Posso garantir-vos que o cabelo dele é 100% natural", explicou ao New York Times. DN 06.03.2009

É caso para dizer: já só falta a pele mudar também de cor para a Casa Branca (embruxada?) anular todo o ineditismo da eleição de Obama.
.

sexta-feira, março 06, 2009

"fuck the crisis" espiritual, estão a ver ?

.

Fátima mostra o caminho participando no Salon Workshop "Fuck de crisis". Farta de lamúrias Fátima ainda acaba na política. Vejam só como o JN de 4 de Março faz a descrição da colecção:
A passagem relativa à colecção para o Outono-Inverno 2009/2010 realizar-se-á no Salon de Miroirs. Desta vez, a criadora mostrará uma colecção "espiritual", segundo descreveu a própria.
Fátima Lopes inspirou-se na madona (representação da Virgem Maria com o Menino Jesus ao colo), remetendo para um imaginário religioso e iconográfico, onde a beleza e a santidade são sublimadas por vestes negras, misteriosas, quase místicas. "Silhueta sóbria, preta, quase austera, tal como as religiosas dos tempos modernos. Os cortes são estruturados, mas femininos", o que significa que "a Madona/Virgem se torna glamourosa e livre", descreve a designer.


"fuck the crisis" espiritual, Fátima é o caminho, estão a ver ?
.

Discografia do essencial (6)

.



Um compositor, uma obra, um maestro e uma cantora que me dizem muito.
(Depois de 45 anos a ouvir musica resolvi começar a publicar a minha "Discografia do Essencial").
.

quinta-feira, março 05, 2009

O novo "Sol do Mundo"

.



As principais praças europeias encerraram a sessão em forte alta impulsionadas pelas estimativas de um novo plano de estímulos na China, que deverá ser apresentado amanhã. Os investidores receberam esta notícia com optimismo antecipando um aumento da procura por parte do país. Jornal de Negócios

Os preços do petróleo encerraram em alta esta quarta-feira, animados pela especulação de que a China vai aumentar esforços para expandir o crescimento económico. Dinheiro Digital

A alta em Nova York fez parte de um movimento ascendente que prevaleceu nos mercados globais com base na esperança de que o governo da China possa anunciar um novo pacote de estímulo econômico nesta quinta-feira, quando o primeiro-ministro Wen Jiabao discursar na abertura da Sessão Anual do Congresso Nacional do Povo da China. Portal EXAME

Todos à espera do Congresso do Povo que começa hoje em Pequim. O novo "Sol do Mundo".

.

quarta-feira, março 04, 2009

There will be blood

.

Conferência "There will be blood" de Niall Ferguson sobre a crise, feita no Canadá a 23 de Fevereiro 2009.

Muitos dados e uma visão de certa forma original na previsão das consequências da crise mundial.

As questões levantadas tornam evidente a superficialidade dos temas com que normalmente nos entretemos na blogosfera e na twitosfera.

Niall Ferguson é professor em Harvard.
(Ver AQUI o video e a apresentação)

.

terça-feira, março 03, 2009

A arte de bem consumir (contra a crise)

.



O esquema apresentado acima destina-se a mostrar como as decisões individuais de consumo podem influenciar os efeitos da crise.
Para isso tomemos as seguintes definições:
- ciclo de rendimento é o período, normalmente de um mês, que medeia entre duas ocorrências consecutivas de obtenção dos rendimentos da maioria da população. É essa a periodicidade dos salários obtidos das empresas privadas e do Estado e das pensões de reforma.
- empresas locais são aquelas que vivem de fornecer produtos e serviços e onde nós, ou a nossa família e vizinhos, poderíamos físicamente trabalhar ou, de qualquer forma obter rendimentos. Entidades que se encontram digamos num raio de 50 quilómetros à volta da nossa residência.
- empresas remotas são aquelas que não cabem na definição anterior.

Comecemos por tomar três exemplos de consumo, todos relativos ao entretenimento e supostamente com o mesmo valor, na linha do esquema apresentado mais acima:

- a compra de um DVD na Amazon, trata-se da compra de um produto a uma empresa remota (a vermelho no esquema)
- a compra de bilhetes de cinema, trata-se da compra de um serviço a uma empresa local com baixa incorporação de trabalho (a azul no esquema)
- a compra de bilhetes num teatro funcionando em modo cooperativo, grande parte do preço pago destina-se a remunerar o trabalho dos actores, encenador e técnicos. (a verde no esquema)

Quando compramos um produto ou serviço empresarial o rendimento regressa à sua origem em vez de passar para um novo nível de consumo, como rendimento e modo de vida daqueles que não auferem salários ou pensões regulares. É o que acontece quando preferimos comprar uma máquina para cortar o cabelo em vez de, com o mesmo dinheiro, frequentar o barbeiro durante um certo número de meses.

No esquema apresentado a título de ilustração figuram três níveis. O “nível 1” é o dos rendimentos “primários” obtidos directamente das empresas ou do Estado, sob a forma de salários ou pensões. No “nível 2” e “nível 3” observa-se a passagem desse mesmo rendimento primário para prestadores de serviços constituindo assim modo de vida para um conjunto de pessoas que operam fora da relação assalariada e que não têm assegurados quaisquer rendimentos regulares.

Para um dado volume de rendimento obtido sob forma de salários ou pensões no “nível 1”, em cada ciclo de rendimento, é viável um número de pessoas não assalariadas subsistindo pela venda de serviços pessoais ou pela venda de produtos próprios de carácter não empresarial.
Essa viabilidade depende da forma como os rendimentos são gastos por cada um de nós e da velocidade com que circulam os rendimentos entre o início e o fim de cada ciclo.
Quanto maior for o peso dos produtos relativamente aos serviços pessoais no dispendio dos nossos rendimentos, e quanto mais lenta for a efectivação dos consumos durante o ciclo, menor será o número de “independentes” com viabilidade económica numa determinada sociedade.

Quando se fala da aquisição de produtos importa porém distinguir os que são produzidos e distribuídos por empresas locais daqueles que provêm de empresas remotas, já que só os primeiros têm a faculdade de gerar emprego assalariado para a comunidade local. Quem não constatou já os efeitos perversos da inexistência de massa crítica em cidades ou regiões do interior?

Verifica-se que a expansão da oferta de produtos por entidades remotas é muito mais rápida do que o alargamento do mercado de emprego para geografias distantes por recurso às tecnologias da comunicação.

A dicotomia local-remoto pode ser usada ao nível da povoação, da região, do país ou do continente desde que se adopte a flexibilidade dos critérios de acordo com o horizonte escolhido.

Numa situação de crise como aquela que vivemos hoje nem todos são afectados da mesma forma. Aqueles que perdem os seus empregos, em especial se não têm acesso ao subsídio de desemprego, são claramente os mais atingidos.

Mas se queremos evitar o aprofundamento da crise importa considerar também todos aqueles cuja actividade profissional não tem associado qualquer rendimento garantido e que dependem apenas dos nossos consumos para sobreviver.
Para esses pode ser muito importante a forma como gastamos os nossos salários e pensões.

.

O gato e o rato

.


Um galerista chinês anunciou hoje ter comprado, em nome do povo chinês, mas não tencionar pagar, as duas esculturas de bronze da colecção Yves Saint Laurent e Pierre Bergé que foram a leilão na semana passada.
O galerista, Cai Mingchao, fez saber em conferência de imprensa que não pagará os 28 milhões de euros licitados na venda pública.
O leilão, realizado pela leiloeira Christie´s, decorreu na passada quarta-feira em Paris, mas só hoje é que o comprador se deu a conhecer.
Um ardiloso jogo do gato (que é um coelho) e do rato, como forma de protesto. Ler o resto AQUI
.

segunda-feira, março 02, 2009

"I" depois ?

.



"I" depois ?

mais isto "I" mais aquilo ?

factos "I" argumentos ?

por tuta "I" meia ?

ou coiro "I" cabelo ?

(ver o que é)

.

Discografia do essencial (5)

.


Zelenka, um barroco fabuloso que tem estado na sombra dos gigantes. Aqui na sua forma instrumental mas a descobrir também na vertente vocal.

(Depois de 45 anos a ouvir musica resolvi começar a publicar a minha "Discografia do Essencial").

.

domingo, março 01, 2009

Queremos Wen Jiabao no Twitter

.

Pequim, 28 Fev (Lusa) - O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, declarou hoje que os chineses "têm direito a criticar o Governo", no seu primeiro encontro com internautas do país.
Wen Jiabao, que apenas pôde responder a algumas das dezenas de milhar de perguntas que lhe foram dirigidas desde que o "histórico" chat foi anunciado hoje de manhã, afirmou que a população "tem o direito de saber o que o governo está a fazer e a pensar e a expressar as suas críticas acerca da política governamental".
O primeiro-ministro respondeu a dúvida dos internautas sobre a actual crise e as medidas de Pequim para combatê-la, as relações com o Governo dos Estados Unidos e inclusive questões sobre o sapato que lhe foi atirado por um estudante alemão durante a sua visita à universidade britânica de Cambridge.
"O que primeiro me veio à cabeça foi que devia manter a dignidade nacional e como ser humano. Também manter a amizade entre a China e o Reino Unido", respondeu sobre esta matéria, assegurando que se o incidente fosse repetido permaneceria imóvel, "inclusive se lhe atirassem algo perigoso".
O primeiro-ministro, que goza de grande popularidade entre os chineses, seleccionou duas dezenas de perguntas entre as mais de 14:000 que os internautas emitiram e manteve a conversação através dos portais Web da agência noticiosa oficial - "Xinhua" - Nova China (www.xinhuanet.com) - e do Governo (http://www.gov.cn/).
Ler o resto AQUI

.

Está na hora de mudar de ideias ?
















PS sobe o tom da campanha negra e acusa EDP (Eleitores Discordam do PS) pelo apagão