sábado, agosto 01, 2009

A charada da governabilidade

.


A Eurosondagem apresentou recentemente os resultados de um "barómetro" relativo às próximas legislativas, realizado nos dias 23 a 28 de Julho para a SIC/Expresso/Renascença.

Os resultados do barómetro foram:

PS - 33,0 %
PSD - 31,1 %
CDU - 9,4 %
BE - 10,0 %
CDS - 8,5 %
Como estamos na silly season resolvi corrigir as percentagens apuradas de acordo com o erro cometido pela mesma empresa (Eurosondagem) na sua última previsão feita nos dias 1 e 2 de Junho relativamente às europeias (dava então a vitória ao PS com 36% contra 31,9 do PSD).
Se a Eurosondagem estiver a cometer agora um erro idêntico os resultados em 27 de Setembro serão:

PS - 24.3 %
PSD - 30.9 %
CDU - 11.1 %
BE - 10.6 %
CDS - 11.7 %
Brancos, Nulos, Partidos sem representação - 11,4 %
(em Junho foram 12,04%)

Aqui fica esta "charada da governabilidade" para deslindar debaixo do toldo de praia.
.

4 comentários:

Anónimo disse...

“Se a Eurosondagem estiver a cometer agora um erro idêntico os resultados em 27 de Setembro serão” ?

Daqui nada se conclui. Porque não é com percentagens nacionais que se elegem deputados mas com votações por círculos eleitorais.

As maiorias formam-se com deputados eleitos. Como diz o Vítor Dias em “Os tempos das cerejas”: O que eleitoral e politicamente mais determinará o curso dos acontecimentos e mais pode influenciar a conquista das políticas e soluções de que Portugal precisa é um significativo reforço da CDU, aliás absolutamente merecido pelo seu combate dos últimos quatro anos e meios, pelo seu enraizamento social, pelas suas garantias de coerência e pela valia e acerto das suas propostas e programa.”

Aristes disse...

Bem pensado. Com a credibilidade actual das sondagens, acho que era melhor, pelo menos mais barato, entregar estas previsões ao Prof. Karamba.

Anónimo disse...

Mudança de Candidato do BE a São João – trocou um BE por um CDS/PP

Armando Costa é o candidato do BE de Vizela à freguesia de S. João das Caldas, substituindo Ana Bárbara Pedrosa, antes já apresentada como cabeça de lista.

O novo cabeça de lista do BE foi militante do CDS/PP, mas hoje, diz, identifica-se mais com o BE. “Tenho visto o partido a ter bons resultados a todos os níveis, tanto nacional como local”, explicou ao mesmo tempo que considera prematuro adiantar o seu programa eleitoral, mas promete “trabalho”. “Pretendemos trabalhar mais e melhor mas no terreno, em contacto directo com as populações. Não é dentro de um gabinete que se consegue evoluir ou fazer melhor”, adiantou ainda o bloquista.

“Reunimos e chegámos a um consenso. As razões são internas”, assim explicou José Manuel Faria, líder da concelhia bloquista, esta mudança. Reiterando; “Por razões internas do partido, chegámos a este acordo”.

Mais aqui: http://blocovizela.blogs.sapo.pt/

operário a palitar os dentes disse...

Eu bem dizia há uns tempos e noutro blog ...que um dia destes o Prof Adriano Moreira, faria parte duma qualquer lista do bloques de esquina...:)))))