segunda-feira, agosto 17, 2009

Inimigos públicos

.











Os "Inimigos públicos" são aqueles que não se adaptam ao sistema, os que falham na industrialização do crime e insistem no artesanato e na improvisação. Os que se tornam um impecilho para o verdadeiro crime e para as suas tecnologias.

Johnny Depp é um John Dillinger soberbo, ao mesmo tempo frio e sonhador, para quem viver é apenas adiar a morte desafiada. "Public Enemies" é um excelente filme de Michael Mann.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Desde o primeiro minuto, o filme toma óbvio partido pela figura central, sem que alguma vez se dê ao trabalho de dizer porquê. Depois, é um desfiar interminável de tiroteios e correrias, muitas vezes impossíveis de deslindar, a não ser no fim, quando ficamos a saber quem ganhou. Também não interessa muito, desde que haja ACÇÃO.
Não podemos esquecer também a fotografia, luxuosa, ajudada aliás pela higiene da época - não se vê ninguém com a barba por fazer em sítio onde isso não fosse socialmente bem aceite; nesse capítulo, a sociedade americana tem regredido um bom bocado.
Fica realmente a ideia, a que o argumento se agarrou como bóia salvadora, que o criminoso romântico é muito mais aceitável que o criminoso empresarial; além de que é mais bonito, mais ousado, e usa pelo menos um par de óculos que não parece de todo uma marca dos anos em que a acção se passou.
Vai ser um sucesso de bilheteira.