terça-feira, agosto 25, 2009

China já é o maior exportador mundial

.





A China já é a maior exportadora mundial, ultrapassando a Alemanha no conjunto dos primeiros seis meses deste ano, de acordo com dados da Organização Mundial do Comércio, em Genebra.Nos primeiros seis meses deste ano, a China exportou produtos no valor de 3,643 mil milhões de euros, contra 3,642 mil milhões de euros da Alemanha.
Os EUA completam o pódio dos países mais exportadores.
Em Agosto, a China exportou 778 milhões, contra 773 milhões da Alemanha. Depois de ter ultrapassado os norte-americanos no princípio do ano, subindo ao segundo lugar no ranking dos países exportadores, a China ultrapassa agora os alemães pela primeira vez.
A Organização Mundial do Comércio considera que o comércio mundial parou de cair e já dá sinais de recuperação, sendo a maior dúvida qual o cenário da retoma (uma subida pronunciada ou uma fase de crescimento lento) da economia mundial.
A crise, aliás, é apontada como a principal razão para a supremacia chinesa.
Nos últimos anos, a economia alemã tem assente o seu crescimento nas exportações, que diminuiu por causa da crise mundial.
Apesar da retoma nas exportações, mais visível a partir do segundo trimestre deste ano, a OMC mantém a previsão que aponta para uma redução de 10% no fluxo do comércio mundial este ano.

OJE 25.08.2009

.

Sem comentários: