quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Fórum, blogue, twitter...

.

No meu post anterior dei conta da existência do "arquivo morto" do DOTeCOMe Forum.
Por causa disso fui levado a pensar sobre a evolução, e a força das modas, nos últimos anos.
Em 2002, apenas há meia dúzia de anos, o formato do fórum era claramente preferido para a troca de ideias. Hoje está moribundo.
Digo isto sem qualquer saudosismo, é apenas a constatação de um facto.

O formato do fórum é muito mais adequado à discussão de qualquer assunto pois a estruturação e a resposta às intervenções é inquestionávelmente mais clara e confortável do que nos blogues.
Porque foram estão preferidos estes últimos ?

Eu arriscaria dizer que o fórum corresponde à conversa de café, para a qual já poucos têm tempo ou pachorra, enquanto que o blogue é semelhante às bocas que se mandam quando se encontra um amigo no corredor do shopping.

Agora os próprios blogues estão a ser atacados pela lógica SMS do TWITTER; em vez da opinião, ou das bocas, entramos assim no terreno do sound bite. Há claramente uma aceleração; subalterniza-se o conteúdo em favor da actualidade.
Não sei se é uma boa escolha. Continuo a pensar que devemos dar prioridade ao que é importante e não ao que é urgente.
.

5 comentários:

Joana Lopes disse...

É uma comparação que dá para reflectir.

Passei pelas três modalidades.

Por Forum, só aqui na tua casa e durante bastante tempo. Não guardo grandes recordações: embora reconheça que deveria ser o melhor esquema para discutir, acabava por ser mais para teimar e para atacar.

Acho os Blogues, pelo menos para já, o mais salutar dos três. Desde que os bloggers não se levem demasiadamente a sério, não julgo que sejam só bocas e dá par reflectir, para brincar, para informar.

O Twitter também não é só o que dizes: não sou especial entusiasta, mas recolho por lá alguma informação interessante (de jornais estrangeiros, por exemplo) que me dispensa de longas buscas. Também já me tem servido para que, em alguns minutos, twitters reajam a posts do Brumas (a «injecção no T. é quase imediata) e complete com dados que me esclarecem e até me fazem alterar o post.
E dá para brincar, claro, numa espécie de chat instantâneo, aí, sim, mandando bocas em resposta a outras de amigos/conhecidos.
A propósito: vou enviar-te convite para aderires!

Anónimo disse...

Today it's instead enigmatical to group different medical companies get Viagra now, especially those who present their meds online.

Anónimo disse...

Hello
buy ambien
Ambien should be taken before going to bed and when about to sleep.
[url=http://www.indianastallionstation.com/]ambien online pharmacy[/url]

Recommended dose for elderly or debilitated patients, or patients with hepatic insufficiency is 6.
http://www.indianastallionstation.com/ - ambien pill

The most generally observed adverse events associated with the use of Ambien CR were headache (19%), somnolence (15%), and dizziness (12%) during treatment with Ambien CR at daily doses of up to 12.5 mg for 3 weeks.

Anónimo disse...

hello all
Levitra Price
Liver and kidney problems, as well as eye problems which are hereditary and degenerative, also cuts off one?s usage of the drug.
[url=http://www.jo3design.com/]Buy Cheap Levitra Online[/url]
If a patient has an allergy to the drug content of Levitra, this drug is not recommended for him.
http://www.jo3design.com/ - Order Cheap Levitra
Heart problem such as unstable angina, heart failure, persistent high blood pressure or fluctuating blood pressure, this drug is also not safe to be taken.

Anónimo disse...

I love dotecome.blogspot.com! Here I always find a lot of helpful information for myself. Thanks you for your work.
Webmaster of http://loveepicentre.com and http://movieszone.eu
Best regards