domingo, fevereiro 15, 2009

Internet chega antes de eletricidade à cidade africana

.

A sinuosa estrada que vem da capital Nairóbi avança por 160 km antes de chegar a Entasopia, uma cidade no território dos masai, no Quênia. O asfalto é substituído por areia e terra, e por fim se torna apenas uma trilha de terra que ascende pelas colinas de relevo acentuado e volta a mergulhar na direção do deserto. É uma viagem lenta.

A cidade de quatro mil habitantes fica no final da estrada e além do alcance das linhas de energia. Não tem banco ou agência de correios, os carros são poucos e a infra-estrutura é precária. Os jornais chegam em fardos, a cada três ou quatro semanas. De noite, a maioria das pessoas acende lâmpadas de querosene e velas em suas casas, ou fogueiras em seus barracões, e dorme cedo, excetuados os agricultores que protegem as safras contra elefantes e búfalos.

Entasopia é o último lugar do planeta em que um viajante esperaria encontrar uma conexão de internet. Mas foi aqui, em novembro, que três jovens engenheiros da Universidade do Michigan em Ann Arbor, com apoio financeiro do Google, instalaram uma pequena antena de satélite acionada por um painel solar, a fim de conectar o punhado de computadores do centro comunitário local ao resto do mundo.

Ler o resto

Uma excelente nova abordagem, fazer chegar informação antes da energia. Quando a energia chegar as pessoas estarão mais preparadas para tirar partido dela.

Tem também a vantagem de exigir muito menor investimento.

.

1 comentário:

eletrochave disse...

Seção Quebra-Galho:
Informações e soluções grátis para problemas com chaves e instalação elétrica em www.eletrochave.com.br