domingo, novembro 09, 2008

O mito da "regulação"

.

" O ex-presidente do Banco Português de Negócios (BPN) José de Oliveira e Costa tem uma reforma de cerca de três mil euros por mês como director do Banco de Portugal. Segundo apurou o Correio da Manhã, a autoridade de supervisão já pagou mais de 600 mil euros em pensões desde que, em 1991, Oliveira e Costa se reformou como director (o topo da carreira) após 29 anos ao serviço da autoridade de supervisão."
Correio da Manhã, 07.11.2008

...
"No Banco de Portugal conhece Cavaco Silva, que, anos mais tarde, o convidará enquanto ministro das Finanças para a vice-presidência do BNU. Daqui transita para o BPSM, onde permanece até 1985. Nessa data Cavaco Silva surge de novo no seu destino, nomeando-o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, cargo que exerce durante seis anos, tendo como ministros Miguel Cadilhe e Miguel Beleza. Após a saída do Governo é escolhido para representar Portugal no Banco Europeu de investimentos (BEI), regressando em 1994. Após ocupar o lugar de deputado do PSD, vai pela primeira vez para a presidência de um banco, o Finibanco de Álvaro da Costa Leite.Durante três anos lidera o processo de expansão, saindo depois para presidir aos destinos do Banco Português de Negócios."
Público, 15.02.2008

Esta biografia é especialmente dedicada àqueles que acreditam que os problemas como o do BPN, ou do BCP, se resolvem com a "regulação" do Estado.
Como é fácil verificar os que fazem a "regulação" até podem ser os mesmo que levam, mais tarde, os bancos à ruína. Digamos que vão aternando e assumindo, à vez, os diversos papéis...

A acção, ou omissão, das "entidades competentes" em cada momento pode até integrar-se em subterrâneas guerras de grupos em que, por exemplo, uma nacionalização pode ser apenas uma forma de transferir "activos" de um grupo para outro através de uma posterior privatização.
O Estado pode funcionar apenas como plataforma giratória, e dilatória, destas transferências...
.

3 comentários:

Anónimo disse...

E este estado de coisas não merece que alguém os ponha na ordem(ie,na prisão)?
Esta democracia tem um ar de ditadura com os fdp a orientarem-se à força toda.Quanto ao caso do BPN(onde estão os accionistas?)não tenho dúvifdas que os metia a todos lá dentro!
É curioso que este grupo selecto de cidadões(não me enganei :))da elite (do chafúrdio)tão amigos do Bem Público que deram o seu melhor pelo País com a sua competencia,rigor e responsabilidade são, after all ,uma cambada de bandidos do pior e,que ninguém (desta podre democracia e estado de direito)lhes meta as mãos em cima e os 'amande' para os calabouços.
É conhecida a actividade de lavagem q estes bancos furtivos,low-profile fazem.
Enfim,é só palavras pq o que eles precisam é de uma moca,pura e simplesmente!Povo de Otários e Imbecis agradecidos,e isto tende a piorar...

Anónimo disse...

São estes,os homens do presidente, a escória da sociedade.Conselho de Estado,ahahahhahah com a a mafia.

Anónimo disse...

-Justiça,justiça ó justiça onde estas tu justiça? Mas que raio de mulher esta que só lhe da para se prostituir com grafinos e meter na cadeia os homens e mulheres do Povo.