segunda-feira, novembro 10, 2008

Os contentores contra os cruzeiros

.


Esta questão do terminal dos contentores deveria ser vista em contraponto com o projecto do cais dos cruzeiros para Santa Apolónia. Os cruzeiros são um negócio florescente que provavelmente faz entrar muito mais dinheiro em Lisboa do que os contentores.

Porquê os contentores em Alcântara e os cruzeiros em S. Apolónia ?

Os navios de cruzeiro em S. Apolónia vão obrigar a construir um "terminal" que será uma barreira entre Alfama e o rio que vai descaracterizar o "casco velho" da cidade. Em contrapartida os contentores em Alcântara vão obrigar a construir túneis para os combóios e mais não sei que infraestruturas ?

Porque não é ao contrário, cruzeiros em Alcântara (perto das docas, dos Jerónimos e do CCB) e contentores em S. Apolónia (perto dos combóios, da Autoestrada do Norte, da ponte Vasco da Gama e do Aeroporto) ?


Projecto do cais dos cruzeiros em S. Apolónia

1 comentário:

Luís Bonifácio disse...

Convém frisar que, ao contrário de Santa Apolónia, em Alcântara existem 2 terminais para cruzeiros, sendo ambos obras primas do modernismo português, para já não falar na obra prima que são os paineis de Almada Negreiros em Alcântara, verdadeiro cartão de visita para quem chega por esta via a Portugal.

Aliás o projecto original contemplava também um conjunto de edifícios entre as duas gares, projecto esse que nunca foi executado.

Usando o senso comum, Alcântara é o melhor local para se colocar o terminal de cruzeiros, pois até facilita a utilização dos autocarros de Turismo (O pagante de cruzeiros não anda a pé).