sábado, julho 14, 2007

O voto por Lisboa


O FPR na sua saga anti-partidos avisa que “nenhum candidato apresentou propostas capazes de entusiasmar o povo” e cita dois exemplos, que, segundo ele, mereceriam resposta adequada dos candidatos e que sobre os quais ninguém se prenunciou.
O primeiro exemplo, francamente, parece-me muito mal escolhido. Se houve coisa que foi tema obrigatório da campanha foi a frente ribeirinha. Todos se pronunciaram que ela fosse entregue à cidade e que não continuasse a ser gerida pelo Porto de Lisboa.
Parece que o Fernando desconhece como, já quase no final da campanha, foi revelado que o mandatário de António Costa, José Miguel Júdice, tinha sido encarregue pelo Governo, há já pelo menos quatro meses, de gerir aquela zona, sem que ninguém até ao momento soubesse de alguma coisa, excepto o próprio António Costa e Carmona Rodrigues, que sabia mas não dizia nada.
Por outro lado, foram muito falados os projectos que o Porto de Lisboa tinha para essa frente, um hotel do Grupo Altis, que está a ser construído na doca do Bom Sucesso e que é da autoria do número dois da lista de António Costa, o Arq. Manuel Salgado; o edifício que está a ser feito na zona do Cais do Sodré, que irá albergar instituições da União Europeia, e o novo terminal de cruzeiros previsto para Santa Apolónia. Quase todos os candidatos deram passeios pelo Tejo mostrando a importância daquela frente e propondo a passagem da sua gestão para a Câmara. Só que houve alguns que tinham esqueletos no armário e não os quiseram revelar, como era o caso de António Costa e de Carmona.
Quanto à proposta concreta do António Ressano Garcia Lamas, ela implica muito dinheiro e a intervenção activa do Governo. Muito mais fácil e quase imediata é atribuir a gestão da frente ribeirinha à Câmara e impedir a construção nessa zona. Parece-me que neste caso o Fernando não tem razão.
Quanto ao número de funcionários que alguém, em tese de doutoramento, mostrou que eram excessivos e que logo pressurosamente o Público se encarregou de divulgar, penso que é um assunto bastante mais complexo, que não pode ser resolvido à Garcia Pereira, que propôs imediatamente a eliminação de não sei quantos funcionários.
Sei que o Fernando tem uma senha contra os trabalhadores da função pública, mas com certeza que nenhum candidato proporia o seu despedimento, até porque isso não é possível nos termos da actual legislação e o tema merece mais reflexão do que a simples proposta de eliminação de postos de trabalho.
Para terminar, e sem necessitar de me justificar, eu voto Sá Fernandes.

5 comentários:

Anónimo disse...

Vota então no tal que faz falta para os tachinhos da malta?

F. Penim Redondo disse...

Caro Jorge, acho que devemos prosseguir com o nosso amistoso diferendo depois de conhecidos os resultados eleitorais.
Nessa altura talvez seja mais fácil chegar a conclusões.

Joana Lopes disse...

Caro Jorge,
Estou consigo quanto ao voto: Sá Fernandes.
A campanha foi pobrezinha, nem sequer remediada.

F. Penim Redondo disse...

Para te descontraíres

__________________________


Meu caro Presidente da CNE

Escrevo-lhe na convicção de ter detectada graves e importantes factos sobre a campanha de Lisboa. E o que eu descobri foi uma imensa fraude na qual estão envolvidos todos os candidatos, à excepção de um único, que luta denodadamente pela sua eleição para presidente do município, coisa que aliás não vai conseguir porque o povo não gosta dele.

Comecemos pelo modo como me chegaram as suspeitas.

Negrão não conhecia as siglas básicas de Lisboa: EPUL, EPAL, IPPAR, etc. Além disso, parece que falou de Camarate como se fosse Lisboa (e não Loures) e da renovação da frota da Carris, que está completamente renovada. Será isto normal? Não! Não é! De onde vem Negrão? Da polícia! Que conclusão tirar? O tipo é um espião. De quem? Eis o busílis. Primeiro, pensei que fosse do Meneses, para lixar o Mendes. Mas, mais tarde, cheguei à conclusão que era um espião do Costa para lixar o Mendes.

Do Costa - é como quem diz de quem está por detrás do Costa. Porque o Costa, ele próprio, que veio de ministro das polícias e de tutela do SIS não passa de um espião da Roseta para lixar o Sócrates, caso contrário tinha continuado no Governo para o impedir de fazer asneiras. Acontece que a Roseta é uma espia do Ruben de Carvalho para lixar o Sá Fernandes, sendo que o célebre ‘Zé’, parecendo um aríete do Bloco de Esquerda é, na verdade, um dos mais importantes apoios do Carmona. De tal modo o vitimou com o túnel e isso tudo, que vai acabar por fazer dele um dos vencedores das municipais de Lisboa.

Isto, se o Carmona não fosse, na realidade, um claro servidor do CDS e de Telmo Correia destinado a dar cabo da votação no PSD, de modo a que o PSD não mais possa fazer listas sem contar com o CDS e o Portas, e ter assim um pretexto para, na primeira oportunidade, voltar ao Governo.

Sei que Vexa, senhor presidente da Comissão Nacional de Eleições, pode estar já baralhado, mas espere até saber que o próprio Telmo é um monárquico infiltrado pelo Gonçalo da Câmara Pereira na direcção do CDS e que o Gonçalo é praticamente de extrema-direita, razão pela qual é muito suspeito de ser do PNR, que candidata um senhor chamado Pinto Coelho. O qual, sendo, na verdade, um admirador do ruralismo e da lavoura, é um tipo que está lá por via do PND, que candidata o senhor Manuel Monteiro. Este, por sua vez, tem dedicado tanto discurso às zonas verdes, que eu suspeito ser, na verdade, um espião do MPT, que candidata o senhor Quartim Graça. Do qual há registo mais do que suficientes, não se sabe onde, para afirmar, para lá de qualquer dúvida ou certeza, de que é do MRPP, ou assim.

Resta Garcia Pereira! Sobre esse não temos quaisquer dúvidas: é o único que está ao serviço de si próprio, com perseverança e brio! É o candidato por excelência, um profissional da candidatura. Infelizmente terá poucos votos.

O resto, são infiltrados.

Espero resposta e envio-lhe um abraço,


Comendador Marques de Correia

PS: O facto de que aqui ficarem referidas todas as candidaturas, com o mesmo espaço, vem na sequência das melhores recomendações da ERC.

Anónimo disse...

Afinal vota no Zé que é o raminho de salsa que faz falta na saladinha do Costa!