terça-feira, julho 03, 2007

Pensamento Profundo


De certa forma o destino tinha-me preparado para a tarde que se seguiu. Na livraria, após o almoço, dera por mim a folhear um livrinho com o título "Pergunte a Buda" de Franz Metcaff. Aqui vai a sinopse:

Pergunte a Buda foi escrito para todos aqueles que desejam atingir a iluminação espiritual – mas que em vez de partilharem o seu quotidiano com mestres zen e monges tibetanos, se vêem rodeados de empregados de café maldispostos, colegas «engraçadinhos» e outras irritações da vida fora do Nirvana. Este livro revela-lhe como pôr em prática os preceitos budistas nas situações mais difíceis do dia-a-dia. Contém indicações simples e soluções para dilemas específicos, que lhe permitem fortalecer-se espiritualmente face ao desgaste proveniente do stresse na vida diária.

Descobri que já pratico intuitivamente muitos dos conselhos dados no livro como, por exemplo, ceder aos mais absurdos devaneios enquanto estou nos engarrafamentos ou na sala de espera do dentista para não dar pelo tempo. Assim sendo resolvi poupar os 15 euros.

Iniciei então a via sacra das repartições de finanças, das conservatórias e dos departamentos de gestão urbanística. Não vou dar conta do muito que experimentei a não ser o que segue.

Colado com fita gomada, na ilharga de um armário, um pensamento profundo atingiu-me, ainda mais por se encontrar em tão áridas paragens. Rezava assim:

Os grandes espíritos discutem ideias. Os medíocres discutem factos. Os mentecaptos discutem pessoas.

Ainda tive que aguentar mais meia hora antes que resolvessem o meu problema. Gostava de perceber o porquê desse facto mas não faço a menor ideia...
.

Sem comentários: