quarta-feira, julho 18, 2007

Saramago "nuestro hermano" ?

Saramago visto por Rui Duarte


Descobri Saramago com Levantado do Chão, que me maravilhou, muito antes de ele se tornar famoso. O "Memorial...", o "Ricardo Reis..." e o "Evangelho..." deixaram em mim marcas muito fortes.

Nos últimos anos tenho cada vez mais dificuldade em ler os seus livros. Estou convencido de que, em arte, é muito mais importante mergulhar nas dúvidas, nas perguntas e na complexidade do que partir de uma base simplista de certezas.
A grandiosidade das metáforas de Saramago cada vez mais me parece inquinada por uma arrogância apologética que é, por natureza, o contrário da arte tal como a concebo.

Por alguma razão Saramago convenceu-se de que lhe competia vestir-se como um misto de juiz e de pitonisa o que costuma, tarde ou cedo, levar à produção de obras chatas.

No campo das declarações avulsas sobre os grandes problemas sociais tivemos recentemente uma entrevista onde foi antecipada "a integração de Portugal em Espanha...".

Talvez valha a pena ver como reagem "nuestros hermanos" num fórum do El Pais (ver aqui)
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Este besunda, mais parecido com o Miguel de vasconcelos, é um anti-patriota como nunca houve, digo mesmo nem o Miguel de Vasconcelos. Apelo a todos os portugueses que não considerem este vermo como português, mas sim, como o maior anti-patriota da história portuguesa.