quinta-feira, março 30, 2006

Portugal evolui em índice de tecnologias de informação

Portugal foi classificado na 27.ª posição entre 115 países num índice sobre a adopção de tecnologias de informação e comunicação (TI). O índice do Global Information Technology Report 2005-2006 é encabeçado pelos EUA, seguidos de Singapura e várias nações nórdicas. Esta posição significa um salto de três lugares para Portugal em relação ao ranking de 2004-2005.

O estudo é elaborado anualmente desde 2001 pelo Fórum Económico Mundial (FEM, famoso pelas suas reuniões anuais em Davos), em cooperação com o instituto francês INSEAD e com a firma norte-americana de tecnologia Cisco.

O objectivo deste trabalho é apontar formas como cada país pode aproveitar as TI para fazer avançar a sua economia; o índice serve para avaliar "o grau de prontidão de cada nação para participar e beneficiar de desenvolvimentos no campo das TI". Este ano, os EUA voltaram ao topo da lista.

O top-30 é dominado por países da OCDE; quase todos os Estados membros da UE têm classificações elevadas. No contexto da União, Portugal é o 13.º. Fica atrás dos "suspeitos do costume" (escandinavos, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, França), mas à frente da Espanha (33.ª no índice geral), República Checa (34.º), Itália (44.º) ou Grécia (45.º).

O índice é calculado a partir de uma série de indicadores, agrupados em três sectores: o "ambiente" (infra-estrutura, enquadramento legal), a "capacidade de adopção" (ensino, conhecimento) e o "uso" (implantação de tecnologias, dos telemóveis à banda larga).Analisando esses indicadores, percebe-se que Portugal fica bem no que tenha que ver com enquadramento jurídico e infra-estruturas; fica mal nos indicadores relativos à educação e alfabetização digital.

Alguns dos dados usados no estudo estão desactualizados - por exemplo, entre os indicadores onde Portugal tem piores notas estão "tempo para abrir uma empresa" (99.º lugar) e "procedimentos [burocráticos] necessários para abrir uma empresa" (67.º). Presume-se que a adopção do programa Empresa na Hora terá implicado uma melhoria nestes indicadores.Carlos Zorrinho, coordenador nacional do Plano Tecnológico, disse à Lusa que a subida no ranking de TI do FEM mostra que Portugal tem "condições para competir com qualquer país".

(Pedro Ribeiro in Publico, 29/03/2006)

___________________________________________


Não devemos deixar de saudar as poucas coisas que correm bem neste país, como neste caso em que Portugal sobe do 30º para o 27º lugar da classificação.

Será que bastou o Sócrates ir à Finlândia ?

Sem comentários: