quarta-feira, março 29, 2006

As Editoras de DVD vendem-nos gato por lebre

Comprei recentemente as três partes de "O Padrinho" ("The Godfather"), de Francis Ford Coppola, em DVD, e mais uma vez fui enganado naquilo que me oferecem. Nas Opções Especiais havia uma referência aos comentários do realizador ao seu próprio filme.

Depois de muito procurar, porque o acesso ao menu não é fácil, verifico que os comentários não eram legendados. Ou seja, numa versão para Portugal e em que se diz na capa que há legendas em português, as Opções Especiais não são legendadas. Este conjunto de filmes foi editado pela Paramount, para que se saiba.

Mas, noutra edição, também recente, de "O Último Tango em Paris", de Bernardo Bertolucci, as Opções Especiais que eram assinaladas na capa e se referiam a um livrete com notas da produção e ao "Making of" do filme, não nos eram fornecidas, nem sobre a forma de livrete, nem em qualquer entrada no menu. Este filme é uma edição em DVD da MGM.

Estes dois exemplos podiam-se repetir até ao infinito, principalmente a ausência de legendas nas Opções Especiais.
Seria bom que todos estivéssemos atentos a isto, para que em uníssono pudéssemos protestar.

1 comentário:

hkclebicar disse...

Muito raro a parte de materiais especiais ou 'manking of' serem legendados. Dos 300 dvd que eu tenho, algo em torno de 4 tem os comentários legendados, e ainda nem todo o tempo a legenda aparece.
Se existe contradições e erros graves entre a legenda e a dublagem, imagine nos documentários!