quinta-feira, janeiro 14, 2010

Casamento gay é primeira página na China

.



A julgar por este despacho da AFP certos acontecimentos recentes em Portugal tiveram grande repercussão na China.

PEQUIM (AFP) — O respeito aos direitos gays registrou um novo avanço nesta quarta-feira na China, onde o jornal oficial China Daily publicou na primeira página uma foto do primeiro casamento homossexual realizado no país.
A união de Zeng Anquan, de 45 anos, e Pan Wenjie, de 27, aconteceu em 3 de janeiro em um bar gay da cidade de Chengdu (sudoeste), e tratou-se de um casamento simbólico, já que a China não reconhece o matrimônio homossexual.
"Já não temos que nos esconder. Este é o dia mais bonito de minha vida", afirmou Zeng Anquan ao jornal, acrescentando que milhares de homossexuais se casam todos os anos em outros países do mundo. "Por que não nós?", questionou.
No entanto, os preconceitos persistem na China e as famílias dos noivos se negaram a assistir a cerimônia.
"Minha irmã me advertiu que, se eu não deixasse Pan, ela deixaria de me considerar irmão. Centenas de amigos e parentes me ligaram para dizer que se envergonhavam de mim", contou Zeng.
Até 2001, a homossexualidade ainda era considerada doença mental na China.

.

Sem comentários: