domingo, novembro 04, 2007

Estudos aéreos

A questão da localização do novo aeroporto ameaça converter-se no atoleiro do governo em 2008.
Os jornais já dizem que a oposição pede a cabeça de Mário Lino. Os autarcas do Oeste juram que vão pedir uma indemnização pelas espectativas goradas. Vital Moreira, um resistente, diz que os custos previstos para Alcochete estão sub-dimensionados pois não compreendem a deslocalização do campo de tiro. Alguns especialistas em túneis põem dúvidas à solução da CIP. As aves migratórias também.
No meio de toda esta algazarra, que vai continuar a crescer, há um tópico injustamente esquecido: a credibilidade dos estudos e das instâncias que os produzem.
O povo que ainda não tinha adormecido viu no "Prós e Contras", com os seus próprios olhos, como baterias de especialistas de eminentes universidades e consultoras internacionais, conseguiam defender óptimos tão diferentes uns dos outros. Isso já era perturbante. A exactidão da engenharia e a cientificidade dos santuários académicos tremeram.
Porém o estudo da CIP, a confirmar-se a sua bondade, vem mostrar que afinal uma hipótese que nem sequer estava a ser considerada é melhor em todos os aspectos. O que é muito mais grave.
Centenas de especialistas, académicos e burocratas, incluindo o ministro Mário "Jamais" Lino, mesmo depois de alertados juraram a pés juntos durante meses que não havia nada melhor do que a Ota.
Será que vão devolver ao estado português os enormes honorários que receberam durante os últimos anos ?
(ilustração obtida em http://raim.blogspot.com/)

2 comentários:

raim disse...

Fico contente que esta ilustração de minha autoria lhe tenha sido de alguma utilidade... já não me agrada nada que tenha omitido o autor e origem da mesma...
http://raim.blogspot.com/2007/06/novo-local-para-aeroporto.html

F. Penim Redondo disse...

Tem razão,já corrigi.
As minhas desculpas.

O boneco é excelente.