segunda-feira, outubro 19, 2009

O evangelho segundo Saramago


Postei em Julho de 2007:

Descobri Saramago com "Levantado do Chão", que me maravilhou, muito antes de ele se tornar famoso. O "Memorial...", o "Ricardo Reis..." e o "Evangelho..." deixaram em mim marcas muito fortes.
Nos últimos anos tenho cada vez mais dificuldade em ler os seus livros. Estou convencido de que, em arte, é muito mais importante mergulhar nas dúvidas, nas perguntas e na complexidade do que partir de uma base simplista de certezas.
A grandiosidade das metáforas de Saramago cada vez mais me parece inquinada por uma arrogância apologética que é, por natureza, o contrário da arte tal como a concebo.
Por alguma razão Saramago convenceu-se de que lhe competia vestir-se como um misto de juiz e de pitonisa o que costuma, tarde ou cedo, levar à produção de obras chatas.
Passados dois anos, no lançamento do seu novo livro "Caim", Saramago volta a causar polémica.
Não me passa pela cabeça questionar o direito que ele tem a exprimir as suas opiniões mas julgo que não adianta nada à velha polémica religiosa a vinda a terreiro de um génio da literatura afirmar ostensivamente o óbvio, em jeito de despedida.
Quem leu o "Evangelho segundo Jesus Cristo" e se maravilhou com as dissertações que ele contém não pode gostar do primarismo da entrevista dada em Penafiel. Antes havia (mais) arte e mais eficácia na subversão dos espíritos.
Esta nova fase de Saramago é uma potenciação do vício que vem atacando o pensamento progressista, ou que assim se julga.
Numa deficiente interpretação da dialética de classes muitos partem do princípio que todas as chagas sociais têm um autor e um autor que actua de má-fé.
Explicando melhor com um exemplo futebolístico: são como aqueles avançados que tendo à sua frente espaço para progredir, ou boas "linhas de passe", insistem em ir ao encontro dos defesas para os fintar e acabam por perder a bola.
Cada vez menos gente acredita em Deus e vêm diminuindo os que praticam os rituais e ortodoxias religiosas. Por isso talvez seja mais inteligente construir e disseminar novas respostas espirituais e morais em vez de gastar energias com provocações ao caduco poder religioso.
Paralelamente, no plano económico, mais valia procurar e incentivar formas económicas alternativas do que ficar eternamente a execrar os exploradores ao mesmo tempo que se lhes pede que nos garantam o emprego.
É esse o progressismo que tarda.

.

8 comentários:

Luis disse...

"Cada vez menos gente acredita em Deus e vêm diminuindo os que praticam os rituais e ortodoxias religiosas. Por isso talvez seja mais inteligente construir e disseminar novas respostas espirituais e morais em vez de gastar energias com provocações ao caduco poder religioso."

Para já isso nem verdade é. Pode por cá parecer mas basta olhar para Espanha e para os USA para ver que o oposto é verdadeiro. Mas mesmo que eventualmente fosse verdade - e não é! - seria um fraquíssimo argumento para pôr balizas a um escritor. Qualquer escritor - Saramago incluído - tem o direito de aprofundar e de abordar os assuntos que entender.

Luís Maia disse...

Eu já não tenho pachorra para o Saramago, mais a sua toleima de grande génio. Para mais esta polémica cheira a promoção do livro.

Luis disse...

Desculpa esfarrapada a da promoção. Deixem o homem escrever o que lhe apetece, tem esse direito, qualquer artista o tem.

F. Penim Redondo disse...

Luis,

"o homem escrever o que lhe apetece" e nós também

Luis disse...

Claro.

almariada disse...

agora é que "toda a gente" vai ler a Bíblia ;)

Luís disse...

Não me parece pois se não a leram quando da primeira polémica, há 20 anos atrás, também não é agora que a vão ler.

Anónimo disse...

Eu não ouvi o que ele disse e já noutro dia me enxofrei com a facilidade com que arrumou a comunicação no twitter em grunhidos (coitados dos porcos).
Mas eu estou a ler o "Caim" que é um belo texto, e para mim, não funciona como texto apologético... até bateu bem com a leitura de meses da "Ciência Nova" do Giambattista Vico.

Agora o "Evangelho" era virado para o Novo Testamento, este é para o Antigo Testamento.., como que duas Bíblias bem diferentes...

De qualquer maneira, obrigado pelo texto.

Francisco Silva