sábado, outubro 17, 2009

O Metro de Pequim

.


O metro de Pequim, que eu não usara quando em 2006 visitei a cidade, presta um excelente serviço. Nos primeiros dias de Setembro de 2009 usei o metro intensivamente para me deslocar pela imensa cidade.

A organização da rede é muito intuitiva e tira partido da orientação norte-sul de Pequim, definida pela linha Torre do Tambor-Cidade Proibida-Praça Tian An Men-Qian Men. Mesmo para os turistas mais desorientados a rede é muito amistosa pois os sinais dentro das estações estão escritos em mandarim e inglês e, dentro das carruagens, o percurso do combóio é representado pelo acender de luzinhas no diagrama da rede e os altifalantes anunciam o nome da estação seguinte também em inglês.
Outra coisa que facilita a vida dos passageiros é o acesso aos combóios ser feito a partir de um cais central. Há bilhetes recarregáveis que nos dispensam de comprar em cada viagem (o bilhete normal custa o equivalente a 40 centimos de euro).



A rede é enorme mas, apesar disso, há várias novas linhas em construção.
Uma das coisas que me impressionou foi o grande número de televisores instalados nas estações e mesmo dentro das carruagens.
As mensagens publicitárias encontram-se por todo o lado e até, como eu nunca vira em parte alguma, instaladas nas paredes dos túneis de forma a serem vistas como um "filme" através das janelas das carruagens em andamento.
Frequentar o metro é uma boa forma de perceber o quotidiano de uma cidade. Em Pequim é fácil fazê-lo e estas informações aqui ficam para o demonstrar.
Se quiser ver mais fotografias do metro de Pequim feitas por mim vá aqui.





Sem comentários: