terça-feira, outubro 06, 2009

Citação de Outono

.

Todos vivemos integrados em grupos diferentes. As crianças convivem com crianças, os adolescentes com outros adolescentes e assim sucessivamente, em todas as faixas etárias. Em muitas festas de conhecidos meus, os filhos ? mesmo que não fossem muito jovens ? não estavam presentes, tinham saído. Já para não falar dos grupos políticos e dos grupos étnicos. A sociedade é feita de barreiras, de silêncios, de indiferenças, de preconceitos.
Todos nós assimilamos os preconceitos do nosso grupo social, político e cultural: falamos apenas entre nós, lemos os nossos jornais e vemos os espectáculos televisivos que nos agradam. Quando nos deparamos com alguém que é odiado pelo grupo, a antipatia é imediata. O mesmo acontece com os livros e com os filmes, que nem sequer são investigados, mas logo descartados. Nem sempre lemos bons livros nem vemos excelentes filmes: seguimos cegamente as indicações do nosso grupo.
Mesmo assim, acontece conseguirmos libertar-nos desta escravidão do preconceito e, por instantes, abre-se-nos a mente e temos coragem para falar com esta pessoa, ler aquele livro e ver o filme que rejeitámos. E acabamos por constatar, estupefactos, que encontrámos algo de belo, interessante e divertido. Abre-se-nos uma perspectiva nunca antes imaginada. Só quem tem uma mente aberta sabe julgar de forma objectiva.
Francesco Alberoni, IONLINE, 06.10.2009

.

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma boa maneira de ilustrar o que foi dito é ler (preferivelmente no original) qualquer dos livros do Barack Obama.

lili disse...

Não querendo parecer presunçosa, eu tento que a minha forma de estar na vida não seja tão redutora.

viajantes disse...

gostei. afinal de contas a questão é começar pelo núcleo familiar. estava aqui a pensar. não passa só pelos aniversários casamentos, baptizados. mas tenho tido o hábito, e desde há muito que me lembro que é assim com a nossa família. convivemos entre netos e avós, pais filhos, primos e tios muitos. e foi um legado que passei aos meus filhos. e onde felizmente já incluí o meu neto que chegou há quinze meses e já participa. e vai ser assim sempre. comunhão intergeracional e multicultural convenhamos. não estou a falar de tom de pele, isso já se deixou para trás porque somos todos bem coloridos, mas de culturas diferentes. a dar e receber bem, entre moambas e cozidos à portuguesa passando pelo chacuti e a pasta... kizombas e corridinhos, valsas,tangos e marrabentas. tão simples que subrescrevo Alberoni hoje e sempre.