sábado, junho 20, 2009

Galileu na China pela mão dos portugueses (2)

.

Já há algum tempo tínhamos aqui falado neste tema. Regressamos para divulgar a publicação de um novo texto sobre a matéria, que recomendamos:
Chama-se Sumário de Questões sobre os Céus. É um documento de 100 páginas, com prefácio. E a estrutura do texto vem no formato de perguntas - colocadas por um chinês - e de respostas - dadas por um ocidental com conhecimento de astronomia.
O ocidental era um padre jesuíta português, chamado Manuel Dias. E foi ele quem apresentou Galileu e as suas descobertas à China, em 1614, apenas três anos depois de o trabalho de Galileu ter sido publicado.
Há dez anos que Henrique Leitão, investigador do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, andava atrás deste documento e do contributo de Manuel Dias para o conhecimento da astronomia e dos achados de Galileu na China. Sabia da existência do documento, onde o jesuíta Manuel Dias contava como funcionava o telescópio de Galileu e o que o mestre italiano teria descoberto sobre as maravilhas do Universo.
"É um texto que está em todas as bibliotecas imperiais chinesas, o original é de 1615. Mas foi reeditado até ao século XIX, o que significa que teve imenso impacto na cultura chinesa. Notícias de que havia este texto existem desde o princípio do século XX. Mas nenhum português pensou: vamos lá ler o que vem aqui escrito."
(
Ler o resto do texto no Público 19.06.2009)

1 comentário:

Anónimo disse...

Para aí há uns trinta anos, quando me encontrava em Ponta Delgada, dei com um velho volume na bilioteca municipal, de que me lembro apenas três coisas que me deixaram então profundamente impressionado, razão porque ainda as recordo.

A primeira, era tratar-se de uma publicação dos anos trinta; a segunda, era tratar-se do trabalho de um padre jesuíta; a terceira, era tratar-se da exposição mais clara, sem ser simplista, da teoria da relatividade, que até então tinha lido.

nelson anjos