terça-feira, junho 09, 2009

Um motor pouco ortodoxo

.


O forte crescimento da China vai tirar a economia mundial da recessão, afirmou segunda-feira o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, elogiando Pequim por se esforçar em fazer do yuan uma divisa internacional.

O crescimento económico da China no primeiro trimestre de 2009 ultrapassou as previsões dos economistas e "vai surpreender positivamente" este ano, afirmou Zoellick, salvaguardando, no entanto, que é "perigoso" fazer conjecturas no contexto actual.

"Em geral, (o crescimento da China) não tem agido apenas como uma força de estabilização, é uma força que vai fazer o sistema sair da recessão", afirmou o presidente do Banco Mundial, numa conferência em Montreal, no Canadá.


Depois de Soros é agora a vez do presidente do Banco Mundial anunciar uma salvação vinda da China. Não deixa de ser curioso ver o sistema capitalista à espera de ser salvo por um país "comunista".
O que vale ao capitalismo é a China não ser liderada por Francisco Louçã. Se assim fosse arriscava-se a morrer à míngua.
.

3 comentários:

eu disse...

O problema é essa história da salvação e do salvador. Parece que o discurso, a postura e a abordagem não conseguem sair de uma rotina ainda mais básica, antiga, absurda e ineficiente chamada teologia. Não há salvadores nem nada a salvar. Há uma realidade em mutação normal. O capitalismo não vai sobreviver porque o mundo do capitalismo já não existe. Estamos no período que antecede uma nova era mas que já não é a anterior. Ainda sobra muito da economia de mercado, mas também já há muito de uma economia fora do mercado. Finalmente o fim da era dos patrões/empregados, que são uma peste igual aos antecessores senhores e servos. Os servos/empregados produzem o poder dos senhores/patrões, são por isso todos farinha do mesmo saco.

Anónimo disse...

Aliás o sistema político-económico da China é o sonho de qualquer capitalista. Ainda vamos ver o Eng. Belmiro, depois de nos ter mandado olhar para a Irlanda (que esteve a ponto de ir ao tapete), virar a agulha para Oriente.

Anónimo disse...

Zoellick,grande cientifico,xim xenhor-é como a elite cavaquista a nata do que há de melhor :dias loureiro,mexia,anthony borges(da Sachs q passava 'atestados'triple A Plus às 'empresas bem') e toda a jana que devia estar no xilindró mas não está,pq pra ali só vão os pilhas galinhas.estado de direito de mafiosos