sábado, janeiro 05, 2008

PIN UP Girl




"Call Girl", o filme de António Pedro de Vasconcelos, não adianta muito sobre os esquemas de influências, chantagens e negócios à custa do espaço público, embora deva reconhecer-se que os ambientes e as situações são bem recriados e os actores muito credíveis nos seus personagens, com destaque para o consagrado Nicolau Breyner e para a bela Soraia Chaves.
A prostituta de luxo que corrompe um autarca bonacheirão chega a ser uma figura intrigante no seu mecanicismo fingido.
O Senhor Presidente da Câmara de Vilanova mostra bem como uns vagos idealismos preservacionistas são impotentes contra a força avassaladora dos PINs.
Muitos PINs, Projectos de Interesse Nacional, conceito lançado e promovido por Sócrates, desestabilizam hoje o sonolento país real prometendo mundos e fundos às cavalitas dos omnipresentes campos de golfe.
Confesso que me escapa o interesse despertado pelo golfe; se alguém quer deambular pelo campo porque não o faz por entre chaparros e prefere uma versão de relvado pechisbeque para o fazer ?
A traulitada na bola não seria bem mais saborosa se arrancasse polens das gramíneas selvagens e tivesse como objectivo acertar num vetusto sobreiro em vez de decorrer num simulacro campestre cuja manutenção dá uma trabalheira e gasta imensa água ?
Enfim, os gostos não se discutem...
Voltando ao filme eu diria que o mais interessante é, precisamente, trazer para a ribalta uma versão mais realista da sigla PIN: Putas, Influências e Negociatas.

3 comentários:

Jorge Nascimento Fernandes disse...

Fui também ontem ver a Call.girl. Já agora, tenho curiosidade, porque o Avante! enfiou a carapuça, a que partido pertence o autarca? O Avante! diz que ele é da CDU, já falei com outras pessoas que baseadas no episódio dos anos do pai do autarca, em que ele manda fechar e televisão, dizem que isso não é verdade. Provavelmente o António Pedro de Vasconcelos quis deixar uma certa ambiguidade.

F. Penim Redondo disse...

Como viste todo o ambiente à volta do Presidente "cheira" a PCP.
Embora isso nunca seja confirmado no filme eu admito que o Presidente possa ser um tipo que se "encostou" ao PS e que ganhou as eleições nestas últimas reviravoltas eleitorais do Alentejo.
A relação do ministro com ele também aponta nesse sentido.
Se ele fosse do PCP não deveria ter a liberdade de decisão que o filme mostra.

Pinupsblog disse...

Pinups mesmo não seria aquelas mulheres que posam ao lado de carros antigos ou as daquelas fotos antigas??