terça-feira, março 29, 2011

Poors of Spirit

.



O ministro da Economia escusou-se hoje a comentar, perante os deputados da comissão de Assuntos Económicos, as novas previsões do Banco de Portugal (BdP), acusando o PSD de tentar fazer da comissão um palco para esse debate.
Explicou que a rejeição da actualização do Plano de Estabilidade e Crescimento apresentada pelo Governo na Assembleia da República é responsável pela descida generalizada do 'rating' das empresas, bancos e da própria República portuguesa.
A descida do 'rating'  não tem portanto nada a ver com o "Relatório da Primavera" do Banco de Portugal que prevê uma contracção do PIB de 1,4% em 2011, um défice externo de 8,9% e a continuação da recessão em 2012, aumentando assim a nossa dificuldade em pagar a dívida acumulada.
As agências de 'rating' são mesmo umas pobres de espírito ou melhor, em inglês técnico, "standard & poors of spirit".

..

2 comentários:

Anónimo disse...

A agência Fitch deixa mais um aviso, peremptório, a Portugal: se o Estado não for socorrido pela União Europeia e pelo FMI, o rating da dívida soberana nacional pode baixar ainda mais em breve.

Sérgio Aníbal disse...

O défice público registado por Portugal durante o ano passado foi de 8,6 por cento, um valor que fica acima dos 7,3 por cento previstos pelo Governo. A dívida pública superou a barreira dos 90 por cento pela primeira vez.