quarta-feira, março 02, 2011

Carreiras académicas com sorte desigual

.




O ministro da Defesa da Alemanha, Karl-Theodor zu Guttenberg, pediu demissão hoje após a revelação de que sua tese de doutorado tinha trechos plagiados. O escândalo abalou a carreira do político, visto como um dos mais promissores entre os jovens na política do país europeu.
Guttenberg disse hoje, no Ministério da Defesa, que estava entregando seu cargo à chanceler Angela Merkel. Ele definiu essa ação como "o passo mais difícil de minha vida", mas a fúria de pesquisadores e parlamentares da oposição após a descoberta de que muitos trechos da tese de 2006 haviam sido copiados sem citação das fontes impediu sua capacidade de cumprir suas tarefas. "Eu estou sempre disposto a brigar, mas alcancei o limite de minhas capacidades", afirmou ele.
O apoio popular a Guttenberg permaneceu alto, mesmo com o escândalo por plágio que surgiu há duas semanas. Mas a pressão da academia e da oposição pela renúncia cresceu bastante. A Universidade de Bayreuth, onde ele havia recebido o doutorado com honras em 2007, revogou seu título. Alunos de doutorado publicaram uma carta aberta pela renúncia do ministro, firmada por mais de 50 mil pessoas na internet.
Estadão.com, 01.03.2011

Parece que a chanceler Merkel, bastante afectada por esta demissão, chamou Sócrates a Berlim, hoje,  para lhe perguntar como é que ele se conseguiu aguentar no cargo, depois de ter sido conhecida publicamente a sua carreira académica.

.

1 comentário:

Jorge Nascimento Fernandes disse...

Esta tem graça.
Jorge