quarta-feira, julho 07, 2010

A Irlanda sai da recessão

.



O Eurostat reviu em alta o valor do crescimento do Produto Interno Bruto português no primeiro trimestre, passando-o de 1 por cento para 1,1. É a terceira maior subida deste ano em cadeia na União Europeia, depois da Irlanda (2,7 por cento) e da Suécia (1,4). A Irlanda saiu oficialmente da recessão em que estava mergulhada desde 2008.

É importante recordar que a Irlanda foi o primeiro dos PIGS a decretar austeridade, por iniciativa própria, e fê-lo de forma violenta chegando ao ponto de reduzir os salários nominais de funcionários e políticos. Agora já cresce a uma taxa quase tripla da portuguesa.

Tal como a Alemanha, a Irlanda prova que as medidas de austeridade e de equilíbrio orçamental não têm obrigatóriamente efeitos recessivos.
Mais um case study.

.

5 comentários:

Vitor M. Trigo disse...

Tanto quanto li, o governo Irlandês anunciou as medidas de austeridade, na presença e com o acordo explícito de Patrões, Sindicatos, e Partidos da Oposição.
Tratava-se de um imperativo nacional - foi a imagem projectada ao país.
Entre nós o mais importante é a defesa de posições "políticas".
Estes Lusitanos são doidos.

joãoeduardoseverino disse...

Está enganado, caro Vítor Trigo.
Trata-se simplesmente da defesa dos tachos...

F. Penim Redondo disse...

Realmente, por cá, o clubismo partidário e corporativo é levado demasiado longe.

Vitor M. Trigo disse...

Caro João Severino, não tenho qualquer problema em admitir que aquilo a que chamei "políticas" (por certo reparou que tive o cuidado de usar aspas) seja, por si, designado como tachos.
Nesse caso, utilizámos foi termos diferentes para a mesma coisa.
É isso?

Anónimo disse...

Bonito post em favor do Sócas e do Pedro passsos coelho,ie,os servidores do Capitalismo!pERANTE MAIS UM FRACASSO DO CAPITALISMO COM A SALVAÇÃO DOS SEUS APARATCHIKCS NOS GOVERNOS,(ISPILICO-LHE:A MERDA FEITA PELOS BANKSTERS ESTÃO A SER PAGAS COM O SOFRIMENTO DE MILHOES)E,O SR. CONTRIBUI PARA A MISTIFICAÇÃO.aFINAL,DR.,socializam-se os prejuízos e nem um sinal disso mesmo consegue denunciar.
Lamentável,vizinho,mas o sr. tem um living standard a defender,n'é'
?
Mas,se tiver atento verá que não é bem assim.Aliás,o sr. está a fazer um remake dos seus 'odiosos' cavaquistas onde estes diziam q a Irlanda era um exemplo a seguir.....não há pachorra,para tanto 'protagonismo'.Olhe,dedique-se à pesca!