quarta-feira, junho 09, 2010

A China mudou de estratégia ?

.


Ou muito me engano ou a China está a iniciar uma nova manobra estratégica bastante inteligente.
Durante muito tempo usou o engodo da sua mão de obra barata para atrair investimento estrangeiro. Agora parece estar a tentar pôr as grandes multinacionais a engordar o seu mercado interno, através do aumento dos salários da sua força laboral (ver este excelente artigo com fotos).
Como a China constitui um imenso conjunto de consumidores já não precisa de usar os baixos salários como atractivo pois ninguém quer estar fora de tal mercado (Portugal embandeira em arco com um crescimento de 80% das exportações para a China). 
Essa força centrípeta aumentará cada vez mais à medida que o nível salarial fôr aumentando constituindo portanto um processo autoalimentado.
As empresas estrangeiras que exportam a partir da China e ficam com o grosso do valor acrescentado vão ter que partilhar uma porção maior com o seu hóspede.  Se o não fizerem arriscam-se a perder posição quer no mercado externo (por causa dos preços mais elevados) quer no mercado interno onde os conflitos sociais podem ser-lhes fatais.
.

2 comentários:

Vitor M. Trigo disse...

Citando a legenda da fotografia #6:

"De acordo com o Global Times, Em 06 de junho o governo municipal de Pequim anunciou que iria aumentar o seu salário mínimo de 20 por cento para cerca de US $ 140 por mês."

Os chineses estão uns autênticos burgueses. Por este andar um dia destes ultrapassam o salário minímo português.

F. Penim Redondo disse...

Nós temos dificuldade em perceber a magnitude dos problemas da China. Estes que ganham 140 euros já estão melhor do que os que vivem no campo, umas centenas de milhões que nem sequer isso ganham.
Daqui é fácil dar palpites. Uma coisa é certa, eles estão a lutar árduamente para sair do buraco.