quarta-feira, junho 16, 2010

Vender os anéis para tentar preservar os dedos


A crise que se vive actualmente na Grécia está a chamar a atenção dos investidores chineses. Uma delegação oficial de Pequim vai estar pela segunda vez, em quatro semanas, em terras gregas à procura de projectos na área marítima, logística e aérea. Na bagagem levam milhões e milhões de euros para investir.
Durante o dia de hoje, uma delegação liderada por Zhang Dejiang, vice primeiro-ministro chinês, vai fechar diversos acordos com empresas locais, revelou fonte oficial do governo grego, citada pelo "Financial Times".
"Estes acordos estão relacionados com a área marítima, telecomunicações e um projecto de renovação do farol do porto de Piraeus em Atenas", revelou a mesma fonte. De acordo com o "Financial Times", os dois países vão assinar acordos no valor de 500 milhões de euros no sector marítimo.
Nos últimos meses, a Grécia tem tentado atrair países com elevados fundos soberanos para ajudar a reanimar a economia do país, afectada por uma grave crise das finanças públicas.
A empresa marítima estatal chinesa Cosco já controla o terminal de contentores de Piraeus segundo um contrato de concessão de longo prazo no valor de 3,4 mil milhões de euros. O objectivo da empresa chinesa é construir, em parceria com empresa estatal de portos grega, um centro logístico perto de Atenas para distribuir bens da China para os Balcãs. Este centro está avaliado entre 150 milhões e 200 milhões de euros e o acordo deverá ser fechado no final deste ano.
Jornal de Negócios, 15.06.2010
 
Há tempos alguém disse, provocando enorme escândalo, que a Grécia podia endireitar as contas vendendo uma parte das numerosas ilhas que possui.
Ainda lá não chegámos. Por enquanto são os portos e as linhas de navegação.
 
.

Sem comentários: