sexta-feira, fevereiro 05, 2010

"Made in China" ou "Comprado pela China"?

.


Pequim, 04 Fev (Lusa) - A China continua a ser "a fábrica do mundo", mas nos últimos dois anos tornou-se também um grande investidor internacional, empenhado em diversificar as suas colossais reservas em divisas.
O último grande negócio noticiado em Pequim, no valor de 956 milhões de dólares (682 milhões de euros), diz respeito à compra de uma participação na empresa financeira britânica Apax Partners.
Como noutras operações idênticas, a aquisição é feita nome da CIC (China Investment Corporation), um fundo soberano criado em 2007 pelo governo chinês com um capital de 200 mil milhões de dólares (142 mil milhões de euros).
Aquele valor corresponde a 8,3 por cento das reservas da China em divisas, as maiores do mundo e que no final de 2009, somavam 2,4 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros).
Segundo também revelou hoje a imprensa oficial, a CIC está em conversações com o grupo italiano Enel SpA para comprar uma participação na Enel Green Power.
O sector da energia é, aliás, um dos que mais tem atraído a CIC.
Em novembro passado, o fundo chinês investiu 2,2 mil milhões de dólares (1,57 mil milhões de euros) na empresa norte-americana AES e um mês antes, na Rússia, comprara 45 por cento das ações da Nobel Oil Group por 300 milhões de dólares (214 milhões de euros).
Também no ano passado, a CIC comprou 17,2 por cento de uma grande empresa mineira canadiana, por 1.500 milhões de dólares (1.070 milhões de euros) e 11 por cento de uma companhia estatal do Kazaquistão.
(ler o resto do artigo aqui)
.

Sem comentários: