segunda-feira, setembro 14, 2009

O dilema eleitoral






Regressei a Portugal quando, em teoria, a campanha eleitoral deve começar mas tenho a sensação de que já tudo foi dito antes de eu chegar.
Não resisto à tentação de dar o meu "contributo" para a confusão instalada.
Eu acho que estas eleições apresentam um verdadeiro quebra-cabeças a quem pense ir votar (aos outros já lhes basta a descrença sobre o futuro do país).
Falemos então do dilema eleitoral.
Uma maioria de direita, do PSD ou do PSD+CDS, não tem condições sociais para governar. A agitação sindical e as investidas da comunicação vão esfrangalhar qualquer governo desse tipo em três tempos. Não deve conseguir durar um ano, pelas minhas contas. Basta ver o que sucedeu ao governo de Santana Lopes.
Mas uma maioria por convergência à esquerda, por exemplo do PS com o BE, ao introduzir na área do poder forças vocacionadas para a contestação em roda livre, que não têm projecto próprio que não seja de negação, pode produzir resultados catastróficos. Talvez uma tal coligação seja a única hipótese de a direita voltar a ter uma base social de apoio para governar, de forma musculada.
Portanto, meus caros, só vos resta votar no senhor engenheiro e rezar para ele ter maioria absoluta. De todos os maus cenários de futuro que nos cercam esse é capaz de ser o menos mau.
Espero não vos ter desmoralizado em demasia, só o suficiente.
.

5 comentários:

Joana Lopes disse...

Tcccchhhh! Ainda tive esperança de que o post tivesse outro remate!

Cristiano Ribeiro disse...

Há gente previsivel. Direita volver, grita o autor do blog. Miséria da evolução da consciencia humana, digo eu.

F. Penim Redondo disse...

Lamento que a realidade seja tão deprimente. Como é costume quem paga é o mensageiro que transporta as más notícias.
Quase todos preferem as ilusões

Fernando Torres disse...

Quem diz o que pensa não merece castigo, só que o grande castigo (o nosso) viria depois.

Fernando Torres disse...

Caro Fernando:
Como é compreensível, contestei o seu raciocínio no meu blog O ESCREVINHADOR, tomando como base o meu anterior comentário. Portanto, "oremos" por 27 de Setembro. Abraço.