quarta-feira, abril 02, 2008

No Vale de Katmandu

.




Em Março de 2008 tive oportunidade de passar três dias no Nepal, mais concretamente no Vale de Katmandu (quem quiser ver as fotografias que produzi só tem que clicar AQUI).
Coincidiu com a campanha eleitoral para uma Assembleia Constituinte cuja votação decorrerá no dia 10 de Abril próximo. Uma longa monarquia que acabou por se tornar odiosa, e depois ridícula, vai provavelmente ser descartada pelos nepaleses.
Tive oportunidade de observar o activismo desenfreado do partido maoista que só recentemente abandonou a prática da guerrilha.
Também aconteceram durante a minha estadia os primeiros recontros dos refugiados tibetanos com a polícia nepalesa, com o pretexto da China.
Não assiti a estas manifestações mas constatei que os refugiados tibetanos em Katmandu têm, à vista desarmada, um nível de vida bem superior ao dos nepaleses.



.

O povo do Nepal pareceu-me bastante afável. As zonas urbanas apresentam muitas das mazelas habituais quando se verificam migrações muito intensas em períodos muito curtos. Não há infraestruturas, o lixo acumula-se, as construções são de muito má qualidade. Grande parte da população tenta desesperadamente obter algum rendimento dos turistas.

Em contrapartida os campos, pelo menos na zona que visitei, parecem viver uma certa prosperidade e a qualidade das habitações e do ordenamento do território surpreendeu-me pela positiva.

Do ponto de vista turístico o Nepal, para além das montanhas, oferece um conjunto de monumentos "medievais" impressionante.

.

Sem comentários: