quarta-feira, maio 11, 2011

TSU - Tábua de Salvação Urgente

.



No seu desespero para distrair os portugueses antes da votação de 5 de Junho, para que não se lembrem do descalabro a que a sua governação conduziu o país, o PS deita mão a tudo o que pode. O PSD, ao atrever-se a fazer um programa que contém propostas concretas, forneceu material abundante a um PS que teve a "prudência" de rechear o seu próprio programa com redondas generalidades.
O caso mais recente é o abaixamento da TSU - Taxa Social Única, a contribuição do patronato para a Segurança Social, que o PS tenta desesperadamente transformar numa TSU - Tábua de Salvação Urgente.
O PS atirou-se como gato a bofe à proposta do PSD apesar do abaixamento da TSU estar previsto no compromisso com a Troika que o governo negociou e assinou. Ou seja, o PS sabe que vai ter que proceder a um abaixamento da TSU, por imposição da Troika, mas omitiu isso no seu programa e usa isso como arma de arremesso contra o seu principal adversário.
Para o efeito insinua a ideia de que a Segurança Social será descapitalizada, e que faltará dinheiro para as pensões de reforma no futuro, o que só seria verdade se medidas compensatórias não fossem adoptadas.
Mas esta preocupação com a Segurança Social é totalmente postiça, vinda de quem não teve pejo em tentar salvar, sem sucesso, o défice público de 2010 à custa do Fundo de Pensões da PT, apesar de tal manobra atirar para as costas dos pensionistas futuros um enorme risco.
E o que dizer do facto de o Fundo de Capitalização da Segurança Social, criado para garantir o pagamento das pensões em caso de eventuais dificuldades do erário público, estar a abarrotar de títulos da dívida portuguesa, subvertendo dessa forma o fim para que foi criado?
Em suma, para o PS o abaixamento da TSU é apenas um pretexto, uma manobra de diversão.

Se em vez de esconder que vai ter que baixar a TSU tivesse decidido fazer disso uma bandeira eleitoral, o seu departamento de marketing teria escrito no programa eleitoral do PS:

3.2.1 Grande salto de competitividade
O PS compromete-se a baixar a Taxa Social Única paga pelas empresas, a partir de 2012, em 4 pontos percentuais.
Os efeitos desta importante medida serão enormes. As exportações aumentarão o seu ritmo de crescimento em 10% e estima-se que o reflexo no PIB será de cerca de 1% se considerarmos o sector exportador e todos os sectores a montante.
A contribuição patronal passará a ser inferior a 20% o que provocará um desbloqueamento das contratações que se estima criará cerca de 120.000 novos postos de trabalho.
A todos aqueles que temem a descapitalização da Segurança Social em consequência desta medida podemos assegurar que tal não acontecerá pois o Governo procederá à compensação necessária. Essa compensação será feita com a maior facilidade recorrendo ao aumento colateral de receitas fiscais, resultantes do crescimento da actividade económica, e à redução das despesas com os subsídios de desemprego que já não terão de ser pagos.
_______________

O PSD tem muito a aprender no capítulo do marketing...

.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ontem, no debate entre Louçã e Sócrates, ficou a saber-se que o PS tenciona fazer exactamente o mesmo que tanto tem criticado ao PSD- aumentar a TSU.
Também ficou a saber-se que tais intenções foram deliberadamente omitidas no seu programa eleitoral.
Sócrates é um aldrabão que o povo tem que afastar em 5 de Junho.