terça-feira, dezembro 28, 2010

Portugueses afinal têm confiança no futuro

.



Estes números da SIBS parecem reflectir um comportamento irresponsável por parte dos portugueses ou então sou eu que não estou a perceber.
Então o futuro não se apresenta carregado de ameaças?
Para além de dissiparem as poupanças das famílias estas compras contribuem para o desiquilibrio das contas já que grande parte dos produtos provem da importação.
Não me venham dizer que estes movimentos todos foram feitos pelos accionistas da PT.


.

6 comentários:

Manuel Vilarinho Pires disse...

Irresponsável? O que é que te faz pensar que o incremento na utilização do multibanco representa irresponsabilidade dos portugueses?

No filme "O Sol da meia-noite", o bailarino russo exilado e recapturado acusa a sua antiga parceira, agora prima-ballerina no ballet de Moscovo, de ser uma privilegiada do sistema e de "you drive a Mercedes". E ela responde com uma pergunta: "And what do you drive in America? A donkey?".

Queres que, por haver crise, as pessoas deixem de usar multibanco? Ou que quem não usava antes seja impedido de usar? Que não comprem nada, que passem fome, que não usem o automóvel, que não falem ao telefone?
Eu faço este comentário porque este lamento recorrente com o volume de utilização do multibanco no Natal (nas outras épocas do ano não costumo ver estudos comparativos) alimenta, e vem muitas vezes acompanhado de, um diagnóstico do tipo "Crise? Anda tudo cheio de dinheiro, são sempre os mesmos a pagar a crise!" e, depois, da respectiva terapeutica "Devia era regressar o Salazar para pôr isto na ordem!".
Deixa lá os portugueses usar o multibanco que quando usam, pelo menos, não se estão a endividar com compras a prestações!

Mas tocas num ponto interessante, que faz desmoronar a receita alternativa para a crise económica tão querida à esquerda: a injecção de dinheiro pelo Estado na economia para promover o incremento do consumo. É que o dinheiro injectado pelo Estado numa obra vai direitinho para comprar um carro alemão para o construtor, e as compras de Natal na loja chinesa para os operários! Vai todo para fora...

F. Penim Redondo disse...

Eu não tenho nada contra o multibanco, só acho que talvez fosse bom as pessoas gastarem menos para poderem resistir melhor à redução futura do seu poder de compra.
Quer façam as compras com o multibanco ou com notas.

F. Penim Redondo disse...

A taxa de poupança das famílias fixou-se em 10,6 por cento no terceiro trimestre de 2010, menos 0,2 pontos percentuais no trimestre anterior, indicou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

F. Penim Redondo disse...

O número de portugueses com pagamentos de rendas ou encargos em atraso aumentou para 8,7 por cento no ano passado, quando em 2008 era de 6,4 por cento.

Manuel Vilarinho Pires disse...

Em Novembro os portugueses não parecem ter sido irresponsáveis...

http://aeiou.expresso.pt/comercio-volume-de-negocios-no-retalho-cai-48-em-novembro-ine=f623432

Esperemos por Dezembro pra verificar... porque é isto, e não o movimento do multibanco. que mede as "compras de Natal".

F. Penim Redondo disse...

Manuel,

Os números do INE são meras estimativas enquanto que os da SIBS são números reais.
Seja como fôr, a redução indicada para Novembro seria muito mais pequena do que o acréscimo de Dezembro.