quarta-feira, dezembro 22, 2010

A globalização da CCTV

.



Como parte de sua expansão internacional, a estatal CCTV (Televisão Central da China) realizou entre às 11h e às 14h desta terça-feira em São Paulo a cerimônia de inauguração de suas operações na América Latina.
Com sede na capital paulista, a CCTV latino-americana começará suas transmissões para a China em 2011 com 35 profissionais, incluindo 20 em São Paulo. Segundo a diretora da CCTV latino-americana, Ye Lulu, os demais funcionários atuarão em sucursais na Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Peru e Venezuela.
A escolha de São Paulo como sede da CCTV América Latina deveu-se à influência do Brasil na região e à infraestrutura da capital paulista, afirmou a diretora. “Atravessamos 17 mil quilômetros para chegar à terra do samba e do futebol. A CCTV é uma janela para a China conhecer o mundo e vice-versa”, afirmou Ye Lulu durante discurso na cerimônia de inauguração em Pinheiros.
Em seus pronunciamentos para cerca de 100 convidados, o vice-presidente da CCTV, Zhang Changming, e o embaixador da China no Brasil, Qiu Xiaoqi, indicaram que a CCTV América Latina representará uma oportunidade de incrementar ainda mais as crescentes relações de Pequim com a região e o País. “O Brasil está em ascensão e tem com a China posições similares em várias questões internacionais”, afirmou o embaixador, lembrando que Pequim se tornou neste ano o maior investidor estrangeiro no País.
Com a CCTV América Latina, a rede estatal chinesa, fundada em 1º de maio de 1958, contará com seis bases de operação, sendo as demais na Europa, EUA, Rússia, África e Ásia-Pacífico. Na China, a emissora opera por meio de 26 canais abertos e 13 pagos, tendo diariamente 700 milhões de espectadores. No mundo, a TV atua em 140 países e regiões, atingindo 200 milhões de pessoas. Até o fim deste ano, ela chegará a ter 50 estações de correspondentes no exterior, com a previsão de abrir mais 16 no próximo ano.

IG - Último Segundo, 21.12.2010

.

1 comentário:

Vitor M. Trigo disse...

Acompanhei, com alguma regularidade, a CCTV por quase 10 anos, via um receptor analógico Free-to-Air, instalado por mim.
Dispõe de bastantes canais, alguns com pouco interesse para nós.
Agora, há cerca de dois anos, por ter passado para digital (TV Cabo por satélite), perdi o acesso. Os sinais são incompatíveis.
Mas recordo que valia a pena lá ir.