sexta-feira, dezembro 03, 2010

O buraco

.



Há já cinco anos que o buraco na camada de ozono sobre a Antárctida não era tão reduzido, informam hoje investigadores neozelandeses, com base em dados de satélite e medições a partir do solo.
O buraco na camada de ozono, uma “porta de entrada” para os raios ultravioletas que podem ser nocivos para a saúde e Ambiente, atingiu uma área máxima de 22 milhões de quilómetros quadrados este ano, comparada com os 24 milhões registados no ano passado, segundo os investigadores do Niwa, Instituto nacional neozelandês para a Investigação Atmosférica e da Água, sediado em Auckland.
O cientista do Niwa Stephen Wood disse ao jornal “New Zealand Herald” que se tem registado nos últimos anos uma tendência para a diminuição do buraco na camada de ozono. “Todos os anos assistimos a variações na dimensão do buraco de ozono, causadas por diferenças na temperatura e circulação atmosférica. Por isso, não podemos dizer com certeza que o buraco na camada de ozono está a melhorar, com base nas observações que fazemos por ano”, comentou. “Ainda assim, temos agora uma série de anos com buracos de ozono menos severos. Isso indica que podemos começar a ver uma recuperação”, disse Stephen Wood, citado por aquele jornal.
O buraco na camada de ozono sobre a Antárctida forma-se todos os anos em Agosto e Setembro e normalmente desaparece em Novembro ou Dezembro. A maior área alguma vez registada foi 29 milhões de quilómetros quadrados, no ano de 2000.
Público 03.12.2010

Este arreliante retrocesso do buraco, que juntamente com a "gripe das aves" e a "gripe A" tanto nos assustaram, vem assim pôr em causa uma dos muitas catástrofes prometidas que povoam o nosso mundo, prontas a castigar os nossos pecados.
Não faz mal. Novas ameaças serão certamente inventadas.

.

1 comentário:

Luís Bonifácio disse...

Sabe que os cientistas descobriram o buraco quando fizeram pela primeira vez, na história do Universo medições de Ozono na Antártida. Acho que o buraco já existia quando os nossos antepassados ainda andavam de quatro.

A propósito de outra catástrofe prometida pela cîència....

http://novafloresta.blogspot.com/2010/12/ecotretas.html